Exposição mostra ícone desfile de Jean Paul Gaultier criado com Régine Chopinot
Esta exposição excepcional permite reconstituir escrupulosamente cada uma das colaborações que uniram estes dois talentos únicos: Jean Paul Gaultier e Régine Chopinot, o Le Défilé (1985), uma criação atípica para dezesseis dançarinos, atores e modelos.
Disponível agora virtualmente, este espetáculo, que é meio desfile e meio balé, foi um marco na história da moda contemporânea ao conciliar uma nova geração de coreógrafos com o figurino de dança, reduzido à sua existência mais simples desde os anos 1960.
O Desfile de Moda encena figurinos incríveis, montados e desenhados de acordo com os códigos usuais que geralmente estruturam um desfile de moda.
Vestidos espartilhos, unidos sob o tema falta de ar; crinolinas de lã retorcidas caprichosas, unidas sob o tema as últimas crinolinas; cuecas gigantes ou mesmo vestidos almofadados expulsam os convencionais tutus, que Jean Paul Gaultier corta na espessura para compor fantasias de quebra-cabeças entrelaçadas ou que ele espalha maliciosamente sob ternos masculinos com listras de tênis andróginas.
Esta exposição, criada em estreita colaboração com Régine Chopinot e Jean Paul Gaultier, centra-se nos figurinos, verdadeiros manifestos de peças coreográficas. Os vídeos dos balés completam esse conjunto que podem ser conferidos pelo Museu de Artes Decorativas de Paris.