Arte e tradição marcam ações da Japan House para apreciadores da cultura - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Arte e tradição marcam ações da Japan House para apreciadores da cultura

Japan House movimenta ações nessa temporada para apreciadores da cultura japonesa que poderão conferir arte e tradição em perspectivas diferentes: uma degustação gratuita de saquê e uma mostra inédita com 55 ilustradores talentosíssimos que são destaques da WAVE, revelando outras facetas de artistas que se destacam na produção de mangás, animações e peças publicitárias.

No Festival Saquê, a bebida tradicional no Japão irá mostrar as formas de apreciar aquilo que ainda é tabu, apesar de hoje já ser servida até em restaurantes nada asiáticos.

Para ajudar a divulgar o produto por aqui, Ota, à frente da importadora e loja Mega Sake, se uniu à JSS e realizou em março de 2021 o primeiro Festival do Sake, 100% digital. E, neste ano, na segunda edição, a coisa ficou maior ainda. Agora também com a parceria da Japan House, o evento será presencial, entre 4 e 13 de março, com seis workshops e 324 vagas para bem informais, nos corredores do museu, mais alguns encontros on-line. As inscrições para as atividades, gratuitas, deverão ser feitas no site da instituição.

Vão rolar também atividades fechadas ao público, dedicadas a gente do setor, como um bate-papo sobre o cenário do item no país, com a presença de Hideyuki Ozaki, presidente da Kikkoman do Brasil. O festival vai contar, ainda, com o lançamento do documentário São Paulo, Capital do Sake, filme que mostra as diferentes formas de consumo na metrópole e que ficará disponível no YouTube.

Já na exposição na Japan House o público poderá mergulhar no universo maravilhoso das artes gráficas japonesas em 55 ilustradores que se destacam na cena contemporânea de múltiplas maneiras. Com curadoria de Kintato Takahashi e Hiro Sugiyama, a proposta da mostra “WAVE – Novas correntes nas artes gráficas japonesas” é apresentar ao público outra faceta dos artistas selecionados, mais conhecidos por suas criações para animes e mangás. Desta forma, a mostra contará com produções dos próprios curadores, querem mostrar a versatilidade desses ilustradores, com trabalhos feitos também para livros, revistas, pôsteres e outras plataformas.