Museu de Arte Moderna de São Paulo recebe instalação artística de Lenora de Barros
Com curadoria de Cauê Alves e sendo especialmente desenvolvida para a Sala de Vidro, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo irá promover a partir do próximo mês (04) uma instalação artística fruto de um trabalho da artista visual e poeta, Lenora de Barros.
Foto: Divulgação
Nomeada como “Retromemória”, a instalação expressa o movimento fragmentado da memória a partir da utilização do espelho retrovisor, onde a artista trabalha o conceito da retrovisão, o olhar para trás para andar para frente, o movimento de ir e vir, formando representações e projetando luzes pela sala, trazendo ao público o passado recente.
Foto: Divulgação
O trabalho é composto também por uma instalação sonora que ecoa a voz da própria artista Leonora, proferindo as palavras “memória”, “aranha”, “emaranha”, repetidamente, e, ao se entrelaçarem, produzem novos sonhos e sentidos como uma tela dominando todo o espaço.
Foto: Divulgação
A instalação também estabelece um diálogo direto com a obra “Spider”, de Louise Bourgeois, que foi exibida no MAM por cerca de 20 anos nesse mesmo espaço.