Bolinhas e cores ganham destaque em nova coleção da Louis Vuitton com Yayoi Kusama
A Louis Vuitton renova sua parceria com Yayoi Kusama. A casa mais uma vez se associou ao influente artista japonês em uma linha de peças com design exclusivo. Demorou 10 anos para ver a casa de moda e o artista japonês de vanguarda se unirem novamente. A 14ª marca mais valiosa do mundo, segundo a Interbrand, anunciou o lançamento de uma coleção com Yayoi Kusama a partir de janeiro de 2023. O que podemos esperar? Peças com “padrões hipnóticos”, segundo Louis Vuitton, características do estilo da artista conhecida por sua estética colorida e pelo uso de bolinhas em suas obras. Artigos também foram revelados em prévia por ocasião do desfile de moda Cruise 2023 da casa.
Nascida em 1929 em Matsumoto, Yayoi Kusama conquistou um sólido apoio internacional por seu universo peculiar, incentivando casas como Louis Vuitton, mas também Veuve Clicquot, a usar sua criatividade para revisitar produtos. Uma aproximação com o segmento artístico caro aos olhos de um público informado . De fato, de acordo com o último relatório da Bain & Company e da Altagamma sobre o mercado global de luxo em 2023, a aliança entre o alto padrão e o mundo das artes e ofícios é uma tendência para o futuro.
Então, a Louis Vuitton pretende captar o potencial desse desejo de consumo, baseado em noções de habilidade e originalidade. Para isso, a casa lançou o LV Dream , um espaço cultural e gastronômico com espaço dedicado às suas emblemáticas parcerias. Antes dessa inauguração, a marca também havia oferecido um estande com obras de artistas ligadas ao seu patrimônio durante a feira Paris+ by Art Basel .
Além desse acervo artístico, a casa quis potencializar essa parceria enfeitando a Torre de Tóquio com bolinhas em tons de vermelho, azul ou até verde em homenagem a Yayoi Kusama e seu logotipo LV. A Louis Vuitton disse que uma experiência de imersão em AR estava disponível para os visitantes. Esta âncora japonesa resulta de várias operações da casa com o objetivo de fortalecer a sua posição neste mercado atrativo. No ano passado, a marca carro-chefe da LVMH inaugurou um café-restaurante e o novo design de sua loja, reconhecível por sua fachada com efeitos de espelho, no bairro de Ginza, em Tóquio.