Serasa lança novo serviço antifraude
Disponível no site oficial da empresa, a função possibilita que o usuário verifique e controle o uso de suas informações pessoais
A Serasa lançou recentemente um novo serviço para ajudar o usuário a identificar se suas informações pessoais estão circulando pela ‘Dark Web’. A janela, conhecida apenas por 2% dos brasileiros, é mais profunda que a famosa ‘Deep Web’ e permite que o internauta navegue sem qualquer tipo de fiscalização, possibilitando divulgação de conteúdos ilícitos como aqueles relacionados a drogas, armas e pornografias.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa, 91% dos consumidores não conhecem nenhuma forma de chegar se suas informações estão sendo vazadas na internet. Somente em outubro de 2018, foram mais de 500 milhões de contas de brasileiros expostas na internet, fazendo com que o país seja considerado o quinto com mais vazamentos de informações no mundo.
Chamado de Serasa Antifraude (https://www.serasaconsumidor.com.br/antifraude/darkweb/), o serviço está disponível no site do Serasa e traz uma opção gratuita e outra paga. Na primeira versão, é permitido que o cliente verifique se seu e-mail consta na Dark Web – o que possibilita que alguém tenha acesso ao seu e-mail e outros dados pessoais, incluindo senhas de bancos e informações confidenciais. Na versão paga, o usuário pode acompanhar seu extrato bancário, cancelar rapidamente seus cartões e substituir senhas por outras mais eficientes. O valor mensal deste serviço é de R$ 14,16.
Atualmente, a versão paga do serviço já conta com cerca de 200 mil usuários, com expectativa de alcançar mais de 500 mil até o início do próximo ano. O setor pago também possibilita a monitoração em tempo real dos dados.