Márcio Almeida inaugura a exposição “Nheë Nheë Nheë” no Sesc Santo Amaro - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Márcio Almeida inaugura a exposição “Nheë Nheë Nheë” no Sesc Santo Amaro

Exposição promove reflexões acerca das relações de trabalho no Brasil, da colônia à atualidade
Imagem: Divulgação

O artista pernambucano Márcio Almeida exibe a partir desta quarta-feira (10), a exposição “Nheë Nheë Nheë”, no Sesc Santo Amaro, às 17h, com acesso gratuito e curadoria de Beano de Borba. As obras trazem um olhar reflexivo e inquietante acerca das relações de trabalho do Brasil colonial e o cenário atual.

“É um paralelo em relação à questão do trabalho ocidental e ócio tropical e tem como base a interferência das religiões e as estratégias que os colonizadores usavam para catequizar os povos indígenas”, define o artista, que, durante residência no Usina de Arte Santa Terezinha, concebeu a exposição. O nome vem do tupi-guarani “Nhe”, que significa “fala”, e se amplia para acompanhar a mudança de significado que teve no decorrer do tempo e que, hoje, define “quem fala muito”.

Das quatro instalações, duas serão inéditas. Uma delas, que leva o mesmo nome da mostra, traz 13 peças criadas com galhos de oliveira, pás e ferro de cova. A abertura conta com a presença da artista e performer Flávia Pinheiro fará uma unção com óleo de urucum nas peças de uma ânfora de 1,5 quebrada para mostrar a soma de elementos religiosos e versar sobre a disrupção sobre entendimento de trabalho e cultura.

A outra novidade leva o nome de “Nosso descanso é carregar pedras”, com cartões de ponto pintados com aquarela em formato de pedras. Além delas, a instalação “Waiting for work” traz uma série de fotografias reais, mostrando o descanso de funcionários após o intervalo do almoço, e “Truck Sistem”, que lança luz sobre a servidão por dívida. Por meio de mais de 30 papeis carbono coletados e grafados, Márcio pretende atentar para uma escravidão que se dá a partir de débitos da classe trabalhadora.

Serviço

Exposição “Nheë Nheë Nheë” – Márcio Almeida

Quando: de 10 de julho a 28 de setembro

Horário: 9h às 17h

Informações: (81) 3216-1728

Entrada: gratuita

Endereço: Sesc Santo Amaro (Rua 13 de Maio, 455, Santo Amaro)