A História das Marcas: Ferragamo - Blog Ana Cláudia Thorpe
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A História das Marcas: Ferragamo

Em um vilarejo rural italiano, no dia 5 de junho de 1898, nascia Salvatore Ferragamo: aquele que viria a fundar uma das mais lendárias maisons de sapatos e artigos de couro luxuosos. Salvatore cresceu e mudou-se para os Estados Unidos. Instalado em Santa Barbara, na Califórnia, Ferragamo notou que havia uma falha na produção local dos calçados: não eram confortáveis e não possuíam boa qualidade. Como iniciou a carreira produzindo manualmente os sapatos, ele se desenvolveu extremamente perfeccionista e rigoroso no controle de qualidade.

Decidido a produzir os melhores calçados e almejando tornar-se uma marca conhecida pelo conforto e qualidade, Salvatore passou a estudar a anatomia humana – principalmente os pés – na Universidade do Sul da California.  Constatou que quando estamos em pé, o peso do corpo cai diretamente sobre o arco plantar, provocando o cansaço e dores típicas depois de um longo período em pé. Com isso em mente, passou a desenvolver a “engenharia” de seus sapatos de forma que as solas sustentassem os arcos plantares como um pêndulo invertido.

Com a marca ganhando visibilidade graças à utilização dos sapatos em filmes, Ferragamo ficou conhecido como “o sapateiro das estrelas”. Mudou-se então para Hollywood, o principal núcleo cinematográfico do mundo. Por lá, o designer abriu uma boutique chamada Hollywood Boot Shop, no ano de 1923, e se especializou na produção de botas de cowboy.

No ano de 1927, acabou retornando para a Itália e foi inserido novamente no núcleo de artesãos especializados em couro. Prosseguiu suas produções com a mesma perfeição de antes, principalmente quando se tratava de produtos que seriam exportados.

Ferragamo faleceu em agosto de 1960, e deixou como herança à sua esposa e à seus seis filhos a busca pela perfeição e o amor pelo negócio de calçados. Desde então, a gama de produtos se diversificou para perfumes, acessórios e lenços (cumprindo o desejo de seu fundador). A partir de 1995, a marca expandiu e inaugurou grandes lojas em Seul, Xangai, Nagoia e Hong Kong.

Já no segundo milênio, ocorreu a abertura da primeira loja na América Latina, no México. Seguindo a expansão em direção ao Oriente, inaugurou lojas na Índia e nos Emirados Árabes. Em 2002, abriram a primeira loja em território brasileiro, localizada em São Paulo, no primeiro centro de compras de luxo do país, o Shopping Iguatemi. Atualmente existem cerca de 500 lojas da Maison, sendo 19 em aeroportos.

Fonte: Etiqueta Unica; Farfetech