Reino Unido pode disponibilizar vacina contra o covid-19 antes do final de 2020 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Reino Unido pode disponibilizar vacina contra o covid-19 antes do final de 2020

O Reino Unido poderá começar a distribuir doses de vacinas contra o Covid-19 ainda este ano, antes do Natal. Mas o lançamento oficial da vacina será apenas no inicio de 2021, afirmou Kate Bingham, que é a responsável pela oficialização de imunizantes no Reino Unido.

“Se as primeiras duas vacinas, ou qualquer uma delas, mostrarem que são seguras e eficazes, acho que há uma possibilidade de que a disponibilização da vacina comece antes do Natal. Mas se não, acho que é mais realista esperar para o início do ano que vem”, afirmou Kate Bingham em uma entrevista à BBC. Kate Bingham disse que uma vacina totalmente eficaz contra a Covid-19, provavelmente nunca será desenvolvida, e que qualquer vacina inicial que obtenham aprovação podem não funcionar para todas as  pessoas.

Ainda não existe nenhuma vacina contra Covid-19 aprovada cientificamente, mas quase 200 vacinas candidatas estão em fase de  desenvolvimento em todo o mundo, e os resultados dos testes em pacientes em estágios  avançados  das primeiras vacinas são esperados até o final de 2020.

“A primeira geração de vacinas provavelmente será imperfeita, e deveríamos estar preparados para elas não prevenirem infecções, e sim reduzir sintomas e, mesmo assim, podem não funcionar para todos ou por muito tempo.”

Ela  alertou que a capacidade global de produção das vacinas está muito longe das bilhões de doses que são necessárias, e que até o atual momento da pandemia,  a produção britânica tem sido “igualmente escassa”.