Tradicional espetáculo de Natal do Recife ganha formato cinematográfico - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Tradicional espetáculo de Natal do Recife ganha formato cinematográfico

Por causa da pandemia, o encontro anual para prestigiar o tradicional auto natalino Baile do Menino Deus, encenado no Marco Zero, no Bairro do Recife, há 17 anos, não poderá acontecer. Para não deixar que o ano termine sem a apresentação, o espetáculo ganhou formato de filme.

O longa-metragem da grande ópera popular nordestina foi dirigido pela pernambucana Tuca Siqueira, que explora a linguagem do cinema sem perder as características da montagem cênica de Ronaldo Correia de Brito. A gravação do filme aconteceu no Teatro Guararapes com a mesma lógica de apresentação, elenco de atores, músicos, cantores e bailarinos. A dramaturgia aberta da obra permite a construção e renovação de linguagens e técnicas, promovendo um diálogo saudável entre o teatro, a música contemporânea e o cinema.

A adaptação possibilitou, também, a incorporação da tecnologia ao espetáculo com projeções do Céu divino, paisagens do Sertão e da Floresta Amazônica, presentes em oito cenas.

O espetáculo será transmitido em plataformas digitais do dia 23 ao dia 25, e na TV Globo, no dia 26. A produção também será disponibilizada no site oficial do evento com libras e audiodescrição.