Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - O exercício físico melhora a circulação sanguínea no nosso corpo? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – O exercício físico melhora a circulação sanguínea no nosso corpo?

Nosso corpo é composto por vários sistemas, dentre eles, temos o sistema circulatório, que promove a circulação do sangue e oxigena nossas células. O coração e os pulmões têm funções muito importantes nesse sistema, pois eles fazem os papéis de bomba e de trocas gasosas, respectivamente. Isso é muito importante para o nosso bem estar.

Contudo, temos um conjunto de músculos que são tão importantes quanto o coração para bombear o sangue, são as nossas panturrilhas! É isso mesmo, temos que dar o devido valor às nossas “batatas das pernas”. Elas têm a função de promover o retorno venoso e assim ajudar o coração a bombear o sangue. Sem elas, o sangue teria muita dificuldade de subir dos pés ao tórax. Um simples ato de caminhar faz com que os músculos das panturrilhas se contraiam e assim empurrem o sangue para cima do corpo, ajudando muito o nosso querido coração com o bombeamento. Por isso, nossas panturrilhas também são conhecidas como “coração periférico” ou “segundo coração”.

Então, não deixe de exercitar suas panturrilhas, seja andando, correndo ou praticando exercícios de força na academia, elas devem ser treinadas para que tenhamos uma circulação sanguínea mais eficiente. Abraços a todos!

 

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram @claudiovidal.personal

Email claudio1personal@gmail.com

Contato 81 992915166