Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - Contusões no esporte - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – Contusões no esporte

Tão importante quanto a prática de exercícios é a prevenção de danos que possam surgir. O exercício físico é um excelente aliado para fortalecer tendões e musculatura e assim, prevenir lesões esportivas, tanto em crianças e adolescentes quanto na idade adulta e em idosos.

Pessoas que não praticam exercícios físicos com freqüência, os chamados atletas de fim de semana, têm maior chance de lesões quando comparadas com participantes regulares de atividades físicas semanais, normalmente resultado de desequilíbrio entre força muscular utilizada e tolerância pessoal.

Temos então que respeitar nossos níveis de aptidão e condicionamento físico para não exceder limites e provocar possíveis lesões. E quando surgir dor ao praticar algum esporte, por exemplo, pare.

Normalmente, as dores de fim de semana referentes a lesões, podem ser tratadas em casa mesmo, exceto quando houver alguma fratura ou entorse grande. O descanso do local machucado é essencial. A aplicação de gelo também é de suma importância, pois este é um potente anti-inflamatório, ele faz as veias  se contraírem , ajudando a pararem os sangramentos internos. Elevar o membro afetado acima do nível do coração faz a circulação sanguínea melhorar também. Resumo, cuidado com o seu corpo! Respeite seus limites, previna se fortalecendo seus músculos, e caso haja alguma lesão na prática de esportes, proceda com os cuidados iniciais, e procure uma orientação de um profissional caso não melhore. Saúde a todos.

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram @claudiovidal.personal

Email claudio1personal@gmail.com

Contato 81 992925166