Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - O que é o alongamento? Qual é a sua utilidade? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – O que é o alongamento? Qual é a sua utilidade?

Desde a infância, nas aulas de Educação Física aprendemos a alongar. Nos dias atuais, o alongamento se faz presente em muitos momentos, mas principalmente antes de um jogo esportivo ou da academia, às vezes até instintivamente. Também ocorre o alongamento quando nos machucamos; ao levar uma pancada na coxa, um jogador de Várzea esfrega o local, alonga e volta a jogar, é muito comum. Há também a alongada clássica para despertar, essa pode ser vista também em animais como cachorros e gatos, ela ocorre quando acordamos e “damos aquela esticada no corpo¨.

Mas o que é então esse alongamento? E que benefício ele nos traz?

Alongamento é um exercício físico voltado para a flexibilidade dos músculos. Promove o estiramento de boa parte das fibras musculares, além de propiciar uma amplitude maior dos movimentos, melhorando a performance em diferentes atividades físicas.

Algumas modalidades esportivas necessitam mais de alongamentos constantes, a exemplo o balé e ginástica, pois neles a flexibilidade é muito importante para a melhora da performance, já os lutadores de Sumô, alongam se menos, pois não necessitam de amplitudes altas nos movimentos.

De uma forma geral, o alongamento diminui a tensão muscular e proporciona um bem-estar físico e mental. Procure sempre a ajuda de um Profissional de Educação Física. Abraço a todos!

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram @claudiovidal.personal

Email claudio1personal@gmail.com

Contato 81 992925166