Coluna Fique em Dia com a Medicina com a Dra Maria Carolina Valença - Tensão Pré-Menstrual: se você se identifica, procure tratamento! - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Coluna Fique em Dia com a Medicina com a Dra Maria Carolina Valença – Tensão Pré-Menstrual: se você se identifica, procure tratamento!

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) caracteriza-se por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e cognitivos que ocorrem de forma recorrente na segunda metade do ciclo menstrual, por pelo menos três ciclos consecutivos, desaparecendo com a chegada da menstruação. Esses sintomas se associados a comprometimento das atividades diárias da mulher ou relações interpessoais são especialmente relevantes para o diagnóstico do problema. Algumas mulheres apresentam sintomas numa intensidade maior, caracterizada como transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), que pode ter consequências mais graves na saúde geral da mulher, com diminuição na produtividade e aumento no absenteísmo no trabalho. Muitas vezes o TDPM pode ser difícil de distinguir de uma depressão ou pode levar a paciente a uma depressão se não tratado.

Os sintomas afetivos e comportamentais mais comuns da TPM são as alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, humor triste ou deprimido, aumento do apetite, desejo por comida específicas e diminuição do interesse em suas atividades regulares. Já as manifestações físicas mais comuns: são inchaço abdominal e uma sensação extrema de fadiga, aumento da sensibilidade mamária, dores de cabeça, ondas de calor e tonturas.

Se você tem sintomas que possam ser caracterizados como TPM ou TDPM, converse com seu ginecologista. O tratamento ideal é individualizado de acordo com os sintomas que mais comprometem a qualidade de vida da mulher. Mudanças comportamentais e alimentar, uso de suplementos, exercícios físicos ou de relaxamento, psicoterapias, diuréticos, medicações do grupo dos antidepressivos e até a ajuda de um médico psiquiatra, tudo isso pode ser usado para a melhora da paciente.

Se você tem alguma dúvida, procure sempre o seu médico. Será a melhor pessoa a te ajudar. Cuidem-se! E, cuide da sua qualidade de vida!

 

Dra. Maria Carolina Valença*

CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE), Preceptora de ensino do CISAM/UPE e CAM/IMIP

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instragram @dracarolvalenca