Museu Nacional promove primeira exposição virtual da coleção “Os Primeiros Brasileiros” - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu Nacional promove primeira exposição virtual da coleção “Os Primeiros Brasileiros”

Após participar de várias exposições físicas realizadas no Brasil e no exterior, a coleção Os Primeiros Brasileiros, do Museu Nacional, está sendo disponibilizada por meio do formato virtual para a aproximação com o público. Retratando a história dos povos indígenas do Brasil, a mostra passeia pelo meio dos índios do Nordeste, que foram os primeiros atingidos pela colonização, onde, a partir desse mergulho na história do Brasil, a exposição revela dentro de sua concepção original, que os indígenas foram muito ricos e felizes, e que depois a situação se tornou mais difícil.

Exposição sobre os primeiros brasileiros chega ao MAE/UFBA – MURAL DA FACUL

As memórias da formação do Brasil, bem como da participação do índio na atualidade, são apresentados por meio de painéis históricos, músicas, filmes, fotografias, gravuras, mapas, personagens históricos e charges. Com cerca de 180 imagens de materiais históricos e contemporâneos, 12 trilhas sonoras e cinco filmes que compõem os ambientes, a primeira edição virtual da exposição é uma cooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e o Instituto Cultural Vale, contando com o apoio do Projeto Museu Nacional Vive.

Coleção indígena do Museu Nacional ganha exposição virtual – Conexão UFRJ

Segundo o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, um dos propósitos fundamentais com o lançamento desta mostra é mostrar para a população que o Museu Nacional ainda está vivo, e ressaltar a importância da transmissão do conhecimento científico, sendo uma forma de estar próximos da sociedade, mas de maneira remota, e já confirmou que pretendem realizar mais exposições virtuais ainda em 2021. A mostra, que foi lançada nesta última terça-feira, já pode ser conferida pelo site da coleção