Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Menopausa: ela irá chegar para todas nós - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Menopausa: ela irá chegar para todas nós

A mulher tem dois marcos na sua vida reprodutiva: a menarca, que é a primeira menstruação e a menopausa, que é o último episódio menstrual. Enquanto a mulher menstrua regularmente, os ciclos são ovulatórios na grande maioria das vezes e ela pode engravidar. Quando ciclos começam a falhar ou ficar irregulares na presença de outros sintomas, como calores ou ressecamento vaginal, esse período é chamado de climatério e pode durar em média até 4 anos.

Os sintomas como as “ondas de calor” são mais frequentes e merecem tratamento por interferirem bastante na qualidade de vida. O tratamento é geralmente feito com terapia de reposição hormonal (TRH), se a mulher não tiver nenhuma contraindicação ao uso dessas medicações. Os impedimentos mais frequentes à TRH são história pessoal de trombose, de câncer de mama ou endométrio e transplantadas.

O ressecamento vaginal, outra queixa frequente dessa fase, nem sempre se resolve com a TRH clássica. Muitas vezes é necessário adicionar cremes vaginais a base de hormônios com ação local. Uma alternativa que vem mostrando resultados excelentes associada a comodidade de diminuir a colocação de cremes são os tratamentos com ‘laser’ e radiofrequência vaginais. Melhoram a elasticidade e a lubrificação do órgão sendo absolutamente seguros e uma alternativa acessível inclusive para as pacientes que não podem usar qualquer medicação com hormônios.

Outros sintomas como baixa de libido, desânimo, queda de cabelo, ressecamento de pele também são bem frequentes na mulher climatérica. Por isso, uma avaliação médica ginecológica geral é muito importante para que todos os sintomas sejam controlados, melhorando a qualidade de vida geral e sexual da mulher.

Visitem o seu ginecologista e façam seus exames preventivos regularmente. O diagnóstico precoce e tratamento adequado minimizam as consequências após a menopausa na boa idade!

Cuidem-se!

Dra. Maria Carolina Valença

CREMEPE 14358 – RQE 4803

Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE), Preceptora de ensino do CISAM/UPE e CAM/IMIP

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instragram @dracarolvalenca