Governo italiano anuncia construção de trilha gigante que conectará 25 parques nacionais do país
Com um investimento avaliado em cerca de 35 milhões, foi anunciado pelo Governo da Itália, em parceria com o Clube Alpino Italiano (CAI), a construção de uma mega trilha que unirá 25 parques nacionais do país.
Visando conectar as montanhas Dolomitas, Patrimônio Mundial da UNESCO e que é considerada uma das cadeias montanhosas mais lindas do mundo, a bela costa italiana, para em seguida ir em direção ao sul com o intuito de chegar até a Sicília e a Sardenha, a trilha foi nomeada de Sentiero dei Parchi, ou Caminho dos Parques.
O projeto será concretizado como uma expansão de uma trilha já existente no país, a Sentiero Itália, que passa por 18 parques e possui mais de sete mil quilômetros.
Localizada no sul do país, a Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo, e é conhecida por disponibilizar uma personalidade muito forte, devido a sua participação no florescimento de muitas civilizações do mundo antigo, onde vários conquistadores deixaram uma herança cultural no local, que, com o passar dos séculos, deu origem a uma intrigante mistura de línguas, costumes, tradições culinárias, artísticas e principalmente arquitetônicas.
Já a Sardenha é a segunda maior ilha do Mediterrâneio e também fica na região sul do país, e é caracterizada por colinas selvagens e íngremes, com uma costa toda banhada por um mar cristalino, com praias e grutas marinhas.
Ambas as regiões supracitadas estão incluídas no roteiro da trilha, que tem previsão de término para 2033.