Grande Museu Egípcio será inaugurado com vista panorâmica para as pirâmides de Gizé - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Grande Museu Egípcio será inaugurado com vista panorâmica para as pirâmides de Gizé

Localizado a apenas 2 km de distância das pirâmides de Gizé e abrigando cerca de 100.00 artefatos antigos, foi anunciado que será inaugurado o Grande Museu Egípcio sob projeto do escritório de arquitetura irlandês Heneghan Peng. 

Foto: Heneghan Peng Architects

Cobrindo uma área de aproximadamente 24.000 metros quadrados, o museu teve uma equipe de peso em sua construção como a BuroHappold Engineering, a equipe de engenharia da Arup, o desenvolvimento de paisagismo e do plano diretor para o local feito pela West 8, e projeto da galeria expositiva dedicada a Tutancâmon, projeto da praça e grande escadaria de acesso idealizado pela empresa alemã Atelier Brueckner. 

Foto: Arup

Dividida em três etapas de construção, sendo a primeira a de limpeza e preparação do terreno, a segunda a construção de uma estação de combate a incêndios, de um centro de geração de energia e um centro de conservação separados do edifício, e a terceira a escavação, locação e construção do edifício do museu juntamente com o projeto de paisagismo, o novo ponto turístico do Egito encontra-se encaixado entre o vale do Nilo e o planalto das pirâmides, operando como um elemento de conexão entre duas zonas geológicas diferentes.

Foto: Ministério do Turismo e Arqueologia do Egito

O projeto do museu também foi concebido como uma espécie de “ponte”, o qual é caracterizado por uma extensa fachada translúcida, como um filtro arquitetônico que se transforma ao longo do dia e da noite.

Foto: Arup

O estabelecimento também abriga um museu infantil, um centro de conferências, espaços educacionais, um núcleo de conservação e restauração, juntamente com extensos jardins paisagísticos dentro e fora do edifício principal. 

Foto: CW Archives

Os visitantes poderão acessar o museu, que será inaugurado no próximo verão,  por meio de uma praça seguida de uma escadaria monumental, a partir de qual é possível acessar cada uma das galerias expositivas, e ao final do percurso, no ponto mais alto do edifício, é possível apreciar uma vista panorâmica para as pirâmides.

Foto: West 8