Conheça a primeira casa construída por impressão 3D e braço robótico na Europa
Implantando de forma única a tecnologia dentro da mão de obra da engenharia, a construtora Saint-Gobain Weber Beamix apresentou sua primeira casa feita totalmente por impressão 3D. A casa faz parte de um projeto que contempla mais cinco casas nesse mesmo estilo, chamado Milestone, em parceria com a Universidade de Tecnologia de Eindhoven e uma imobiliária, chamada Vesteda.
A construção contou com o auxílio de um braço robótico que utiliza um cimento especial, projetado de acordo com a planta do arquiteto. O procedimento é realizado de maneira semelhante às impressoras 3D convencionais, porém com uma magnitude superior, aplicando camada sobre camada para criar uma parede e aumentar a sua força, se transformando em camadas grossas.
Para conseguir entrar na casa é preciso ter acesso a uma espécie de chave digital, podendo ser aberta também com o comando de um botão. O intuito de ampliar e normalizar o método de impressão 3D tem uma forma de cortar custos e danos ambientais, reduzindo a quantidade de cimento que é usado na indústria europeia. Atualmente, a Holanda também oferece uma alternativa em um momento em que há escassez de pedreiros qualificados, e o uso da tecnologia vem se mostrando cada vez mais eficiente.