Amilcar de Castro é destaque em exposição ao ar livre realizada pelo MuBE - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Amilcar de Castro é destaque em exposição ao ar livre realizada pelo MuBE

Visando homenagear o escultor, artista plástico e designer brasileiro Amilcar de Castro, o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE), anunciou a realização de uma mostra ao ar livre em parceria com o Instituto Amilcar de Castro, com mais de 120 obras produzidas pelo profissional.

MuBE reabre e realiza mostra ao ar livre do artista Amilcar de Castro - Casa  e Jardim | Agenda

Foto: Divulgação

O MuBE foi criado a partir da concessão do terreno, situado entre a Avenida Europa e a Rua Alemanha, em São Paulo, no ano de 1986, para a construção de um Centro Cultural de Escultura e Ecologia. O projeto do prédio foi escolhido após a realização de um concurso que foi vencido por Paulo Mendes da Rocha, para então nascer o Museu, dispondo de um prédio que é caracterizado como um marco da arquitetura mundial, contando com um jardim projetado por Roberto Burle Marx.

Onde fica o Museu Brasileiro da Escultura | VEJA SÃO PAULO

MuBE / Foto: Divulgação

Com curadoria de Guilherme Wisnik, Rodrigo de Castro e Galciani Neves, a exposição foi nomeada de “Amilcar de Castro: Na Dobra do Mundo”, e possui como atração principal uma escultura do artista com quase 18 metros de altura e 27 toneladas, além das obras produzidas pelo mesmo que estarão dispostas e distribuídas ao longo no salão ao ar livre.

MuBE reabre e realiza mostra ao ar livre do artista Amilcar de Castro - Casa  e Jardim | Agenda

Foto: Divulgação

Amilcar introduziu a reforma gráfica do Jornal do Brasil nos anos 1950, que revolucionou a diagramação e design de jornais como um todo no Brasil, além de ser um dos signatários do Manifesto Neoconcreto, que marcou a ruptura com o grupo paulista dos Concretos. O mineiro também virou referência para os outros artistas brasileiros, e, especialmente para seus alunos na Escola Guignard, em Belo Horizonte. Suas esculturas, fundadas quase exclusivamente em duas ações, sendo elas corte e dobra, sobre ferro e madeira, impressionam pela economia de meios e pela lição que oferecem sobre a capacidade afirmativa do gesto e o fato de realizarem a passagem do plano para o volume.

Exposição celebra centenário do pintor e escultor Amilcar de Castro -  Jornal Correio

Amilcar de Castro / Foto: Instituto Amilcar de Castro

A exposição ficará disponível até o dia 27 de junho, e os agendamentos devem ser feitos exclusivamente de forma antecipada pelo site do MuBE, funcionando de quinta-feira a domingo das 11h às 17h. Além disso, para as pessoas que não moram em São Paulo, o museu disponibiliza um espaço virtual que oferece diversos materiais como textos, comentários dos curadores, vídeos dos bastidores e atividades educativas sobre a mostra.