Novo museu dedicado ao célebre escritor Dante Alighieri é inaugurado na Itália - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Novo museu dedicado ao célebre escritor Dante Alighieri é inaugurado na Itália

Oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar no imaginário do “pai” da língua italiana moderna, por meio de um projeto desenvolvido pela administração municipal da cidade de Ravena, na Itália, foi inaugurado neste último domingo, 16 de maio, um museu inteiramente dedicado a Dante Alighieri, um dos mais importantes escritores humanistas do renascimento literário.

Ravenna, ecco il nuovo Museo Dante: rinnovato il museo che racconta il  Sommo Poeta

Foto: Divulgação

O estabelecimento nomeado de “Museo Dante” faz parte das celebrações pelo sétimo centenário da morte do escritor, poeta e político, e teve sua estrutura idealizada pelo arquiteto Ambrogio Annoni e Corrado Ricci.

Foto: Divulgação

Dante é considerado o maior poeta italiano da literatura medieval, e é autor do épico poema “A Divina Comédia”, que relata sua viagem imaginária ao inferno, purgatório e paraíso, encontrando mortos ilustres do passado ou de sua época, discutindo fé e razão, religião e ciência, amor e paixões. 

Dante Alighieri para além de "A divina comédia" | Estante Virtual Blog

Dante Alighieri

Contando com cerca de nove salas que receberão os visitantes, o museu está localizado na via Alighieri 2/A, próximo ao túmulo do poeta que morreu em setembro de 1321, e segundo  um relato divulgado em seu site oficial, o local foi concebido com o objetivo de consolidar a valorização do culto a Dante com uma exposição contemporânea e utilizável, que sua novas linguagens para dar conta da “Comédia” e do legado do poeta.

Foto: Divulgação

O acesso ao museu será permitido apenas com a realização de reservas e com uma quantidade de pessoas limitada, onde todos os visitantes deverão respeitar os protocolos sanitários. Além disso, o museu abriga mais de 400 imagens e 250 textos, com a força da experiência sensorial e para valorizar os objetos históricos.