Conheça o primeiro museu do mundo a ser completamente digital com obras que interagem com os visitantes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o primeiro museu do mundo a ser completamente digital com obras que interagem com os visitantes

Conhecido por suas instalações coloridas e futurísticas de arte digital e locais para fotos, está localizado em Tóquio, no Japão, o primeiro museu do mundo a ser completamente digital, com trabalhos projetados em grande escala, o que faz com que os visitantes “entrem” nas obras e caminhem sobre elas, e algumas podendo até reagir ao toque. 

Foto: Divulgação

Nomeado de Mori Building Digital Art Museum, o local foi aberto ao público em 2018, apresentando a exposição apelidada como Borderless, ou Sem Fronteiras, que de acordo com as estações do ano possui instalações especiais, com seu conteúdo produzido junto com o teamLab, coletivo de arte formado por artistas, engenheiros, arquitetos, programadores, matemáticos e animadores. 

Foto: Divulgação

Dentro da mente do ser humano, as fronteiras entre os diferentes pensamentos são ambíguas, fazendo com que influenciem e às vezes até se misturem, e nesta experiência, as obras de arte saem livremente das salas, formam conexões e relações com as pessoas, comunicam-se com outras obras, influenciam-se e se misturam, além de ter o mesmo conceito de tempo que o corpo humano. 

Mori Building Digital Art Museum: Tóquio: um museu totalmente digital,  imersivo e sensorial | Viagem e Turismo

Foto: Divulgação

Os 10 mil metros quadrados do museu abrigam cerca de 50 obras interativas divididas em zonas distintas, sendo elas a Borderless World, a Athletics Forest, a Future Park, a En Tea House e a Forest of Lamps. O mundo sem fronteiras se transforma de acordo com a presença dos visitantes, e, a medida que eles mergulham e se fundem neste universo unificado, exploram uma continuidade entre as pessoas, bem como uma nova compreensão da continuidade entre o ser humano e o mundo. 

Mori Building Digital Art Museum: teamLab Borderless | Tokyo Cheapo

Foto: Divulgação

Conheça as instalações digitais do Mori Building Digital Art Museum -  Jornal O Globo

Foto: Divulgação

MORI Building Digital Art Musuem: teamLab Borderless | Habitus Living

Foto: Divulgação

Groundbreaking digital art museum opens in Tokyo - CGTN

Foto: Divulgação

teamLab on Twitter: "Mori Building and teamLab Present the World's First Digital  Art Museum “MORI Building DIGITAL ART MUSEUM: teamLab Borderless” Now set  to open on 21st June, 2018! Approximately 40 artworks

Foto: Divulgação