Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - Como devemos fazer para treinar bem nos dias mais frios? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – Como devemos fazer para treinar bem nos dias mais frios?

Nosso corpo vive em temperatura constante, o que nos permite dizer que somos homeotérmicos. Os mamíferos e as aves mantém sua temperatura corporal sem variações grandes durante a vida toda.

Com a queda da temperatura do ambiente, muita gente sente os músculos mais doloridos. Isso porque no frio os vasos sanguíneos tendem a se contrair e ficarem mais finos, diminuindo também o fluxo sanguíneo. Assim, os músculos se contraem para controlar a temperatura e a circulação de sangue. Nesse caso, ficamos mais encurtados e susceptíveis a lesões ao fazermos movimentos bruscos.

Nos dias mais frios, devemos então nos preocupar um pouco mais ao iniciarmos um treino. Os músculos encurtados ficam limitando movimentos. Para facilitarmos o início de qualquer exercício físico, devemos ter um aquecimento eficiente, com movimentos leves das articulações, assim, a musculatura irá voltar ao tamanho normal e relaxará mais, pois a circulação sanguínea favorecerá um maior controle da temperatura corporal.

Faça um aquecimento baseado nos movimentos que fará no seu exercício. Caso vá correr, comece aquecendo andando rápido; se você for treinar musculação, faça uma série com uma carga bem leve inicialmente com uma amplitude de movimento maior. O alongamento será bem vindo também, com ele você estará ¨ esticando seus músculos ¨ e dessa forma melhorará a sua mobilidade.

Na dúvida, sempre peça a opinião de um Profissional de Educação Física, ele te ajudará muito. Bons treinos!

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram @claudiovidal.personal

Email claudio1personal@gmail.com

Contato 81 992925166