Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - Treinamento de força ajuda a perder gordura? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – Treinamento de força ajuda a perder gordura?

Olá meus amigos, sempre que o ano se inicia, as pessoas traçam metas e buscam seguir em frente para alcançá-las, isso é muito bom. Planejar o nosso dia e executar esse planejamento é muito importante para dormir bem, com aquela sensação de dever cumprido. Com relação ao bem estar do seu corpo não é diferente. Claro que pensamos muito na nossa saúde, mas sempre que o ano começa, logo pensamos em perder alguns quilinhos…
Será que a musculação ajuda mesmo a perder gordura, ou só aumenta a massa muscular?
Pois bem, o treinamento com pesos tem inúmeros benefícios, diretamente posso te dizer, que com o ato de fazer força empurrando e puxando aqueles pesos, respeitando os intervalos e executando o movimento corretamente e com as cargas adequadas, certamente você irá acelerar seu metabolismo do dia-a-dia, com isso, você estará, mesmo no repouso, desde que após o treino, gastando mais energia do que normalmente gastaria caso não tivesse feito o exercício. Os nossos músculos são estimulados durante a atividade e com isso precisam sugar energia da gordura e do carboidrato para se reorganizar e desenvolver. Isso acontece após o treino e dura algumas horas, por isso que podemos afirmar que ajuda a perder gordura, mesmo após o treino.
Além disso, durante o treino, temos que nos esforçar para “pegar” aqueles pesos todos, com isso, gastamos energia. E energia provém, dentre outras fontes, da gordura. Obaaa!
De quebra, com a musculação, também ganhamos o equilíbrio de hormônios como testosterona, serotonina, endorfina e muitos outros. Reduzimos taxas de glicose, triglicerídeos, promovemos uma hipotensão arterial pós treino, aumentamos a imunidade, a densidade mineral óssea, etc, etc, etc… E ainda ganhamos músculos!