El Salvador se torna o primeiro país do mundo a reconhecer o bitcoin como moeda oficial
Escrevendo e marcando um novo capítulo da história mundial, o governo da nação da América Central, El Salvador, conhecida por suas praias no Oceano Pacífico e pelos pontos procurados para a prática do surfe e paisagens montanhosas, anunciou o reconhecimento do bitcoin como moeda oficial.
Com esta medida, o único país da América Central que não é banhado pelo Mar do Caribe se tornou o primeiro país do mundo a reconhecer a criptomoeda como moeda oficial, com a proposta de adoção partindo do próprio presidente, Nayib Bukele, sendo consequentemente aprovada pela maioria dos legisladores.
Nayib Bukele / Foto: Divulgação
O bitcoin é uma moeda virtual, a primeira criada no mundo, e que pode ser utilizada para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em estabelecimentos que aceitem ser pagos com ele, sendo também a primeira moeda descentralizada do mundo.
Foto: Divulgação
Com o anúncio desta decisão, os efeitos já começaram a ser percebidos na cotação da criptomoeda, e o ativo digital que estava enfrentando um período de quedas consecutivas, disparou em cerca de 7,9%, agora sendo negociado por aproximadamente 36 mil e 800 dólares.
Foto: Divulgação
A estratégia do presidente com esta medida é o aproveitamento e a potencialização do bitcoin para o seu uso cotidiano, em transações internacionais e como reserva de valor, sendo uma atitude muito bem recebida pelo mercado de moedas digitais, vendo um importante precedente para que as mesmas sejam cada vez mais incorporadas pelo sistema financeiro tradicional.
Foto: Divulgação
A partir de então, todos os agentes econômicos de El Salvador devem aceitar o bitcoin como forma de pagamento, e os impostos também poderão ser pagos utilizando a moeda virtual.
Foto: Divulgação