COLUNA VIAGENS INESQUECÍVEIS com Sandra Lück - O especial de Gramado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

COLUNA VIAGENS INESQUECÍVEIS com Sandra Lück – O especial de Gramado

A Serra Gaúcha possui alguns dos destinos turísticos mais visitados do Brasil e, com certeza, Gramado é o mais procurado durante todas as estações do ano, devido a sua rica gastronomia, atrativos turísticos e oferta de hotéis, especialmente os da categoria luxo.

Gramado tem um sabor especial em cada estação do ano, mas proporciona experiências distintas cada vez que você retorna. É rota romântica para os apaixonados, rota de sabores para os amantes de gastronomia e rota de sonhos para toda a família, especialmente durante o período do Natal Luz e das hortênsias em flor na primavera.


Como Gramado oferece tantas atrações turísticas e a maioria delas, tão conhecidas, como o Mini Mundo, o Lago Negro, Snowland, o tour no trem Maria Fumaça, Skyglass em Canela, visitas a vinícolas com degustação de vinhos e/ou o bus tour, neste post vou falar apenas sobre os tours que são exclusivos e que devem ser reservados antes do seu embarque.

Para começar, vou confidenciar que a minha época preferida para esta viagem é no período entre setembro e abril, onde atividades ao ar livre, especialmente para curtir o ecoturismo e passeios em vinícolas, faz toda a diferença, devido a temperatura ser mais amena.

Neste período, recomendo ter a experiência de se hospedar no La Hacienda, hotel que tem a habilidade de unir conforto, luxo e simplicidade em um ambiente sofisticado e romântico, que é perfeito para celebração da vida a dois, realização de casamentos e tudo mais.

A Estalagem, de estilo rústico, divide espaço com o exuberante cenário natural da serra gaúcha. Lindo de viver!! O lugar é tão lindo, que o hotel atende a não hospedes para “day use” ou simplesmente para ter a experiência gastronômica de almoçar ou jantar no restaurante (reservar antecipadamente ).

E para ingressar nesta viagem gastronômica no Restaurante La Hacienda, recomendo o filé Mignon com recheio de Queijo Brie e de sobremesa, o imperdível pudim de leite tradicional.

Para os amantes do Enoturismo, recomendo 2 visitas. A Casa Valduga, que apresenta uma imersão no mundo da uva e do vinho e que também abre as suas portas para que o visitante tenha a experiência de jantar com seus amigos e familiares em sua cave de vinhos tintos.

Com um menu elaborado por um chef convidado, aliam o melhor da gastronomia com os rótulos previamente selecionados pelo enólogo da casa. Uma programação ímpar em uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil, pois coleciona mais de 300 prêmios em concursos nacionais e internacionais.

Outra experiência imperdível, é visitar os vinhedos de Terroir da Família Geisse. Rodeado por exuberante natureza, é também uma experiência única. À bordo de um 4×4, este passeio off-road circunda por toda propriedade, percorrendo trilhas isoladas e encantadoras, com pausas para degustação. A sinergia entre vinhos e espumantes premiados, finger foods e boa música, é um verdadeiro convite ao inevitável “Tim-Tim”!

Para os que apreciam o ecoturismo, o passeio para conhecer Itaimbezinho, que é o maior cânion da América Latina, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra em Cambará do Sul, também é bem diferenciado.

A bordo de um veículo privativo 4×4, você poderá contemplar as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica. Um dia especial para curtir as trilhas do Vértice e do Cotovelo. Mas não se preocupe. As duas trilhas são leves e de fácil acesso. O tour termina com um piquenique delicioso neste passeio de tirar o fôlego.


E recomendo também o Tedesco Eco Park, que com certeza, todos vão curtir bastante. Em um cenário exuberante, constituído por uma floresta de pinus e pela vegetação dos Campos de Cima da Serra, você vai desfrutar de um ambiente belo, acolhedor e preparado especialmente para proporcionar momentos únicos de interação com a natureza, capazes de revigorar qualquer visitante. Stand up paddle, passeio de caiaque, quadriciclo, trekking, mountain bike, passeio a cavalo, caminhada e se banhar na cachoeira, são alguns dos atrativos do local.

Contudo, durante o inverno, minha preferência é se hospedar em hotel próximo ao Centro de Gramado, pois o gostoso nesta época, é caminhar nas lojinhas e restaurantes e viver o vai e vem das pessoas elegantemente vestidas com casacos, luvas, cachecol, chapéus, para se protegerem do frio.


Recomendo o hotel Casa da Montanha que é encantador. Logo na chegada a tardinha, apreciar a paisagem de Gramado enquanto relaxa numa poltrona do deck do hotel curtindo um bom vinho, é sem igual! Tudo fica bem quentinho com aquecedores elétricos e mantas exposto no local. Ali, você pode saborear o famoso waffle Belga, que é acompanhado por um saboroso chá serrano de maçã e canela. E para jantar , reserve uma noite no elegante e premiado restaurante do hotel. O La Caceria, é especializado em carnes de caça (hoje criadas em cativeiro). O cordeiro ao molho de cerveja preta com petit gateau de polenta, é sensacional!

E é nesta época do ano que, comer um fondue na pedra no restaurante Le Chalet de La Fondue é quase que um point obrigatório. Mas lembre-se de que para não pegar fila, é recomendado chegar antes das 19h, pois não aceitam reserva antecipada.

E para finalizar este tour de experiências diferenciadas, que tal um passeio num carro antigo?
Contratar os serviços de receptivo da Brocker Operadora é sempre a melhor opção para estas experiências premium na Serra Gaúcha.

Por estas e outras razões que sou muito apaixonada por Gramado. Com uma economia voltada 90% para o turismo, a cidade se destaca pela sequência de novos investimentos em empreendimentos hoteleiros e atrativos turísticos.
Muito em breve vou contar para vocês sobre a minha experiência como hospede no hotel Colline de France, que com apenas três anos de funcionamento, foi eleito o melhor do mundo pelo TripAdvisor.
Aguardem!

 

Serviço

Sandra Lück é agente de viagens especializada em Turismo de Luxo

Instagram: @sandraluck_

Telefone: 81 3366-6222

E-mail: sandraluck@luckviagens.com.br