Museu de esculturas submerso em Cancún é uma experiência de viagem única - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Museu de esculturas submerso em Cancún é uma experiência de viagem única

A cidade de Portos Morelos, em Cancún, esconde um segredo impressionante debaixo de suas águas. Em meio ao Parque Nacional Marinho está escondido o Museu Submerso, inaugurado em 2009, onde verdadeiras obras de arte estão integradas ao ecossistema marinho da região numa profundidade de 9 metros.

Foto: Divulgação

As mais de 400 esculturas com pesos que chegam às 120 toneladas foram pensadas pelo artista Jason de Caires Taylor, que criou as obras inspiradas numa vila pesqueira a 35 km da região, mais particularmente, em seu habitantes. Suas esculturas tão humanas que chegam a assustar podem ser acessadas por meio de um mergulho, e configura um passeio turístico diferente e único que pode ser explorado na região.

Foto: Divulgação

É interessante que as esculturas foram concebidas não de forma a passar por algum tipo de preservação que pudesse talvez conservá-las dos efeitos do mar, e sim, para que fossem modificadas com o tempo. Fungos e vegetações oceânicas são bem vindos, e adicionam profundidade às obras e a experiência. Algumas esculturas de destaque são um círculo de crianças dando as mãos e uma mulher grávida, que representa a vida. Ocasionalmente, novas obras ainda são adicionadas.

Foto: Divulgação