Vans sem motorista fazem delivery na Europa - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Vans sem motorista fazem delivery na Europa

A Ford realizou uma experiência ao iniciar um novo programa de veículos autônomos da Europa. Em parceria conjunta com a Hermes, uma das principais empresas de correio e entregas do continente, a montadora americana realizou vários testes reais de coleta e entrega utilizando uma van transit autônoma.

Foto: Divulgação

O projeto teve como meta avaliar a interação do veículo nas ruas, com pedestres e demais carros, sinalização e normas de trânsito, além de avaliar a tecnologia da van em si. Com apenas duas semanas de funcionamento, os resultados coletados já apontam que duas vans autônomas e 8 entregadores são mais rápidas que formas de entrega convencionais, com motoristas de motos e carros.

Foto: Divulgação

Nos testes, um motorista oculto comanda a van, e os entregadores utilizam um aplicativo de celular para chamar o veículo e destravar compartimento de carga. Ele é orientado por comandos de voz e telas digitais sobre o destino do pacote a ser entregue. A Ford afirma que com a nova tecnologia motoristas de entregas não serão mais necessários, e pretende investir 7 bilhões de dólares no desenvolvimento de mais veículos autônomos até 2025.