Conheça os Fervedouros do Jalapão, piscinas mornas rodeadas por natureza - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Conheça os Fervedouros do Jalapão, piscinas mornas rodeadas por natureza

O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira localizada no leste do Estado do Tocantins. O território natural é particularmente conhecido por sediar inúmeros fervedouros, piscinas de águas quentes e naturais sobre potentes nascentes que tem a engraçada particularidade de manter as pessoas eternamente flutuando por conta da pressão exercida pela água que jorra do lençol freático ou seja, não é possível afundar.

Foto: Divulgação

Existem mais de 20 dessas curiosas piscinas no território, de diferentes tamanhos, intensidades, cores e formatos. Atualmente, apenas 8 estão abertos à visitação e todos estão localizados em áreas ao longo da TO – 110, estrada que liga as cidades de Mateiros a São Félix. Cada fervedouro tem uma quantidade limitada de visitantes, e na maioria só se sentirá de 4 a 10 pessoas por vez.

Foto: Divulgação

O mais famoso fervedouro e primeiro a ser descoberto é o do Ceiça, lindo poço transparente em meio a bananeiras. O Bela Vista, por sua vez, é considerado o mais belo de todos, com 15 diâmetros de água azul profundo Parecido com o anterior mas com águas verdosas, o Fervedouro do Alecrim sempre vale uma visita. Cada uma das piscinas tem seus charme e beleza.