Museu da Casa Brasileira promoverá exposição sobre a trajetória de Bernardo Figueiredo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu da Casa Brasileira promoverá exposição sobre a trajetória de Bernardo Figueiredo

Dedicando-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e design, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ao longo de cinco décadas de existência, tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas, e agora promove uma exposição que celebra a obra do designer e arquiteto Bernardo Figueiredo. 

Museu da Casa Brasileira – Wikipédia, a enciclopédia livre

Museu da Casa Brasileira / Foto: Divulgação

Bernardo começou sua trajetória criando móveis que valorizam materiais brasileiros como o couro, o jacarandá e a palha, onde nos anos 60, período de auge do seu trabalho, criou sua própria coleção e obteve destaque pelos móveis que desenvolveu para o Palácio dos Arcos em Brasília, e por meio da mostra, tem sua linha do tempo traçada com datas e eventos importantes para os visitantes conferirem com exclusividade. 

Exposição no MCB e livro celebram obra do designer e arquiteto Bernardo  Figueiredo - Jornal de Brasília

Bernardo Figueiredo / Foto: Divulgação

Com desenhos e fotos de suas criações de design de móveis e arquitetura,  a mostra, que será dividida entre o hall de entrada e as três principais salas do MCB, abordará o importante nome que, assim como seus contemporâneos, refletiu sobre a materialidade, oferecendo projetos ousados que visitavam diversas frentes, sem deixar de lado a real funcionalidade de cada um deles para o seu público-alvo. 

Foto: Divulgação

Uma das salas da exposição abrigará 11 peças produzidas por Bernardo nos anos 60, além de fotos de ambientações dessa época, incluindo imagens da própria residência do designer e arquiteto, juntamente com a Poltrona Carioca desmontada e aplicada em uma das paredes, mostrando exclusivamente cada uma das partes que a compõem. 

Foto: Divulgação

Móveis originais como a Cadeira dos Arcos e a Poltrona Rio irão estar presentes em uma sala dedicada ao Palácio do Itamaraty, que abriga o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. 

Foto: Divulgação

Já a terceira sala contará com peças reeditadas pela fábrica gaúcha Schuster Móveis, onde de acordo com o diretor da empresa, Wilson Schuster, relançar os móveis de Bernardo significa manter vivo o legado e a própria história do mobiliário nacional. 

Foto: Divulgação

A exposição estará disponível para os interessados a partir de 17 de julho, onde o Museu estará funcionando de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com o uso obrigatório de máscara e seguindo todas as medidas de segurança e saúde preconizadas pela OMS.

Foto: Divulgação