Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti - A importância do colchão na qualidade do sono - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti

Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti – A importância do colchão na qualidade do sono

Levando em consideração os estudos que apontam a qualidade do sono como um dos 5 pilares que resultam numa vida saudável é impossível não pensarmos imediatamente nos colchões, não é mesmo?  E sendo assim, procurei a
especialista no assunto, Thaís Farias da Tudo Para Dormir Bem, para me ajudar nessa coluna. Thaís me deu uma verdadeira aula explicando vários pontos para a escolha ideal de um colchão. Por exemplo, dentre os colchões de molas existem os pockets, que possuem molas ensacadas individualmente, ou seja, por elas não se tocarem proporcionam muito conforto, pois a movimentação de uma pessoa não é sentida pela outra através do colchão. Além disso, o tipo de espumação utilizado permite ainda reforçar o suporte de peso, deixando-o mais resistente. Já os colchões que possuem molas entrelaçadas são mais firmes pois criam uma malha de resistência e portanto são excelentes para pesos mais elevados.


Os colchões apenas de espuma, possuem densidades que estão relacionadas a proporção de peso e altura do usuário, para que haja uma melhor distribuição na extensão da espuma. Aqui os mais utilizados são o D33 e D45 pois atendem a uma relação bem ampla que parte de 1.50 até 1.90 metros de altura e pesos que variam de 70 até 150 quilos, mas essa relação precisa ser conferida de acordo com a tabela de biotipo existente na loja. Outro aspecto importante na escolha é o tecido utilizado para revestir os tampos dos colchões, pois ele irá trazer uma grande diferença em relação ao conforto. Os materiais naturais como o algodão, viscose de bambu, eucalipto e malha são mais indicados pelo frescor e suavidade do toque, já os de poliester além de esquentar, podem gerar atrito e até um certo ruído com a movimentação do corpo.

Thaís lembra ainda que é comum as pessoas relatarem dores de coluna, e buscarem orientação sobre os colchões ideais. No entanto ela explica que existem vários tipos de colchões considerados ortopédicos, e que a escolha será influenciada principalmente pela posição que o usuário costuma dormir, porque eles precisam ser capazes de acompanhar e acomodar bem as curvas do corpo. Quem prefere dormir de lado por exemplo, precisa de mais maciez para encaixar ombros e quadris permitindo que a coluna fique alinhada. Já para quem dorme de bruços, optar por colchões mais firmes pode dar melhor suporte para a coluna. Enfim, a equipe da Tudo para Dormir Bem irá avaliar
junto com você todos esses aspectos, inclusive da sensação de conforto de cada um, para assim orientar o colchão ideal. Ótimos sonhos para todos!

Serviço

Luciana Cavalcanti Arquiteta

Instagram: @lucavalcantiarquitetura

Tel: 81 – 991112322

E-mail: lucavalcantiarquitetura@yahoo.com.br