Coluna Constelando com Gisa Azeredo - Exclusão - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Constelando com Gisa Azeredo – Exclusão

Vou falar aqui sobre um tema bem recorrente nas constelações familiares, que é a exclusão. Na constelação nós trabalhamos com fatos, não com interpretações e julgamentos deles, e isso apura a nossa percepção.

A inclusão e exclusão são dinâmicas que acontecem na nossa vida desde que o mundo é mundo. Somos mamíferos e enquanto mamíferos, nós precisamos estar em grupo e isso chamamos de pertencimento na constelação.

Nessa mesma linha, cada grupo tem suas regras e normas e quando uma pessoa não se encaixa nas regras e normas do grupo, ela é retirada, que para a constelação familiar isso são os excluídos.

O primeiro sistema na qual pertencemos é o nosso sistema familiar, até porque sem ele nós não estaríamos aqui. Recebemos a vida dos nossos pais.

Quando falo de exclusão na visão sistêmica, também estou falando sobre os abortos que aconteceram e não foram incluídos no sistema familiar, as mortes prematuras, os vícios, natimortos entre outros.

Bert Hellinger falava “se você não conhece a sua história, você tende a repeti-la.”
Tenho costume de perguntar aos meus pacientes se eles conhecem a história da vó, do vô materno e paterno, suas bisavós e seus bisavôs, é muito importante você conhecer um pouco da história dos seus antepassados, para entender o que aconteceu lá trás, e assim não ficar repetindo os padrões que um dia foi da sua família.

Vou dar o meu próprio exemplo de exclusão no sistema familiar. Minha vó materna e paterna, uma teve um natimorto (nasceu e morreu) e a outra nasceu e viveu três meses, então foram mortes prematuras no sistema familiar. Minha mãe também teve aborto e eu tive dois abortos também.
Quando fui olhar para esses abortos na família, eu vi na constelação que precisava dar um lugar no sistema familiar para todos esses e incluí-los no meu coração. Os meus dois filhos “abortos” fazem parte do meu sistema familiar hoje, sendo assim eu já tenho dois filhos. Caso venha engravidar novamente será meu terceiro filho e assim vai.

Conheça um pouco da sua história e dê um lugar para todos!

 

Gisa Azeredo
Terapeuta Sistêmica e Consteladora Familiar

Fone: 11 96447-7224
Instagram : @gisaazeredooficial