Goiás abriga um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Goiás abriga um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul

Com milhares de quilômetros de mata virgem, riquezas da história brasileira e aventura de sobra, o Parque Estadual de Terra Ronca, localizado no estado de Goiás, mais especificamente na cidade de São Domingos, é um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul, e prova como o nosso país tem lugares impressionantes e intocáveis.

Foto: @origens.ecoturismo

Um dos pontos altos do local é a quantidade de cavernas de tamanho impressionante, algumas com mais de 60 milhões de anos, destacando a Caverna Terra Ronca, a mais visitada do parque, que é formada por rochas dolomíticas, possuindo em seu interior grandes salões adornados com estalagmites, flores de cálcio e pérolas de calcário.

Foto: @segovgoias

As cavernas da região guardam não só belezas naturais procuradas para a prática de ecoturismo, mas também muito da história do Brasil, tendo em vista que, em muitas das paredes presentes por lá, é possível visualizar pinturas rupestres de mais de 10 mil anos. 

Foto: @debipellicano

Além das grutas e cavernas, dentre elas a Caverna Angélica, a Caverna São Bernardo, a Caverna São Mateus e a Caverna São Vicente, a região conta com muitas cachoeiras e cenários incríveis, ricos em flora e fauna, dignos de serem visitados e apreciados.  

Foto: @giuliannemartins