Alice Vinagre expõe 55 obras na Galeria Janete Costa - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Alice Vinagre expõe 55 obras na Galeria Janete Costa

A exposição “Trilhas (ou cisco no olho, tampão no ouvido)”, da artista Alice Vinagre está em cartaz na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e conta com uma narrativa visual que perpassa diferentes momentos da carreira da artista plástica.

Foto: Alice Vinagre

Com curadoria do espanhol Adolfo Montejo Navas a exposição traz um compilado de 55 obras que mescla peças já exibidas na cidade, algumas ainda inéditas por aqui e outras especialmente criadas para essa exposição.A mostra é guiada pelo conceito dos quatro elementos (terra, fogo, água e ar), que de alguma maneira estão presentes nas pinturas de Alice.

Foto: Alice Vinagre

O público vai poder conferir construções pictóricas que vão além de uma pintura e a presença simbólica dos quatro elementos pode ser percebida nas cores empregadas. “Anotações sobre o Céu”, por exemplo, traz o azul e suas nuances em um grupo de 39 pinturas feitas a partir do uso de bastidores. Trata-se de um trabalho produzido em 2005, mas que ainda não havia sido exposto no Recife. As obras ainda carregam outras temáticas recorrentes na carreira da pintora, como o feminino, elementos mitológicos e uma certa espiritualidade.

Foto: Alice Vinagre

Alice atua essencialmente como pintora, mas também faz uso de diferentes meios e linguagens em sua produção, tais como desenho, fotografia, instalação e vídeo. Pertence à chamada Geração 80, emblemático movimento de retomada da pintura no Brasil, sendo autora de trabalhos que transitam entre o figurativo e o abstrato. Graduou-se em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, na década de 80, e realizou formação complementar em Berlim, onde residiu nos anos 90. Nascida em João Pessoa, Alice reside no Recife há quase 20 anos.