Paulo PJota abre exposição em Dallas e mistura elementos da história antiga com a estética da cultura urbana - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Paulo PJota abre exposição em Dallas e mistura elementos da história antiga com a estética da cultura urbana

Conhecido por sintetizar a história antiga e a mitologia com a estética da cultura urbana e contemporânea, desafiando a história da imagem e as práticas coloniais, Paulo PJ abriu a exposição Every Empire Breaks Like a Vase, no The Power Station, em Dallas.

Foto: Divulgação

Ele sobrepõe referências materiais do Egito Antigo, da natureza-morta flamenga e da mitologia grega em suportes pictóricos e monocromáticos para destacar como esses e os símbolos tirados das ruas do Brasil se inter-relacionam e se separam. Neste contexto são inseridas esculturas fundidas de antiguidades e frutas exóticas como uma forma de instigar reflexões filosóficas sobre precariedade das práticas colonialistas e imperialistas que informam o mundo globalizado de hoje.

Foto: Divulgação

Os elementos contrastantes no trabalho de Pjota oferecem múltiplas interpretações. A abóbora encontrada em várias obras, por exemplo, pode ser vista como um símbolo de morte e decadência. O elemento aparece ao longo da história, mais notavelmente visto na forma de vasos de cerâmica mexicanos de 1300 DC. e nas pinturas de naturezas-mortas e de gênero europeias dos séculos XVIII e XIX em obras de Chardin e Antoine Vollon.

Foto: Divulgação