Art Basel Miami Beach e a jovem Untitled Art recebem artistas brasileiros - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Art Basel Miami Beach e a jovem Untitled Art recebem artistas brasileiros

A Art Basel é uma das feiras de maior prestígio do mercado da arte. Idealizada em 1970 em Basel, na Suíça, a feira cresceu tanto que a partir de 2002 passou a ser realizada também em Miami e a após 2013 em Hong Kong. Em paralelo, acontecem inúmeras feiras de arte. Dentre elas, vale destacar a feira Untitled Art, que desde 2012 apresenta galerias de arte em ascensão.

Foto: Ernesto Neto

Os destaques brasileiros ficam por conta de Ernesto Neto que apresenta “O ventre sopra zun zun e infinito”. Tendo como inspiração os saberes manuais e os trançados dos povos originários do Brasil, o trabalho é parte de uma série de tecelagens que o artista vem desenvolvendo nos últimos tempos. Vivian Caccuri traz o “Pagode”,  que reúne bordados, desenhos de carvão, sépia e lápis de cor retratando a cópula de mosquitos, as ondas sonoras de seu incômodo ruído.

 

Já Maxwell Alexandre apresenta a pintura sem título da série “Novo Poder”, um desdobramento de “Pardo é Papel”, feito para explorar a ideia da comunidade preta dentro dos templos consagrados para contemplação de arte. Rubem Valéntim, um dos artistas baianos póstumos mais célebres da História da Arte tem a sua obra “Emblema” exposta Art Basel Miami Beach. Composta por pinturas de acrílico sobre tela com simbologias referenciadas pelo universo religioso afro-brasileiro.

Foto: Mariana Manhães

Em um espaço destinado à apresentação individual de artistas emergentes,  Mariana Manhães apresenta o projeto “Palavras que começam com letras são tão humanas”. Mariana usa argila crua, gesso, pedra, tecidos, dispositivos eletrônicos e outras mídias para criar esculturas que se conectam umas às outras. Além dela, Zé Carlos Garcia traz o seu “Luto Tropical” composto por pedaços e fragmentos de móveis antigos com penas e crina de cavalo organizados que criam híbridos alegóricos.

Foto: Zé Carlos Garcia