Museu subaquático tem obras de até dez toneladas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu subaquático tem obras de até dez toneladas

A arte do britânico Jason de Caires Taylor está em constante transformação. Escultor e ativista ambiental, Taylor é conhecido por suas obras em tamanho natural que repousam no fundo do mar, em museus subaquáticos que podem ser visitados pelo público em destinos turísticos como Cancún, no México, e Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

Foto: Underwater Museum of Cannes

O Underwater Museum of Cannes (“Museu Subaquático de Cannes”, em português) fica em uma marina desativada dessa cidade da Riviera Francesa e é considerado o primeiro do gênero em todo o país. Mas não se tratam apenas de impressionantes retratos tridimensionais de dez toneladas e dois metros de altura cada um.

Foto: Underwater Museum of Cannes

O ecomuseu fica em Sainte-Marguerite, ilha que ficou famosa pela fortaleza que abrigou o misterioso Homem da Máscara de Ferro, no século 17, um prisioneiro não identificado que passou 34 anos sob custódia do mesmo carcereiro. As obras de Taylor não são apenas a forma encontrada de alertar sobre o colapso ambiental mundial e manifestar suas preocupações sobre o assunto, mas também uma integração harmoniosa com o entorno.

Foto: Underwater Museum of Cannes