Vinícolas celebram colheita da uva com festa na Serra Gaúcha - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Vinícolas celebram colheita da uva com festa na Serra Gaúcha

Foto: Divulgação

A Serra Gaúcha celebra a temporada da Vindima com muita festa, até 20 de março, com vinícolas das cidades que fazem parte do Vale dos Vinheiros -Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul -, além de outros municípios vizinhos.  A ocasião, que movimenta os meses de janeiro, fevereiro e março, transforma a região no principal destino de enoturismo do país e atrai milhares de turistas para participar das festas da colheita da uva e da produção de sucos, vinhos e espumantes.

Foto: Divulgação

No período, ocorre uma vasta programação recheada de uva e de atividades relacionadas à fruta, como visitas guiadas aos parreirais, a tradicional pisa das uvas e degustação de vinhos, na qual os visitantes podem também vivenciar a história da imigração italiana no Brasil e conhecer alguns de seus costumes e tradições.

Foto: Divulgação

Este ano, pela primeira vez, Gramado também vai celebrar a Vindima, de 10 de fevereiro a 6 de março, quando sete vinícolas e cantinas da região vão oferecer atrações diferenciadas aos visitantes, que podem conferir a programação por link: https://bento.tur.br/guia-de-programacao-diaria/.

Foto: Divulgação

Mas, esta edição da vindima promete mais novidades. A tradicional Vinícola Aurora preparou aos visitantes um delicioso piquenique em meio aos jardins de sua unidade em Pinto Bandeira, a 140 km da capital gaúcha. A novidade é oferecida aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Em dezembro, a vinícola lançou o Wine Walk, um passeio com degustação orientada em meio aos vinhedos.

Foto: Divulgação

O  piquenique custa R$ 280 para duas pessoas e dá direto a um box de petiscos, garrafa de vinho ou de espumante, além de duas taças de cristal, que podem ser levadas para casa como lembrança. Para as famílias com crianças, também está disponível a opção de piquenique kids, com petiscos e uma garrafa de suco de uva de 500 ml. O preço para os pequenos é de R$ 70. Informações: www.wine-locals.com.

Foto: Divulgação