Exposição coletiva celebra 60 anos do primeiro desfile da Yves Saint Laurent - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição coletiva celebra 60 anos do primeiro desfile da Yves Saint Laurent

Jornada Artística de Estilo de Yves Saint Laurent é narrada em seis museus de Paris, a nova exposição coletiva “Yves Saint Laurent Aux Musées”, na celebração dos 60 anos da história do design da YSL no Centre Pompidou, Musée du Louvre, Musée d’Art Moderne de Paris, Musée d’Orsay, Musée National Picasso-Paris e Musée Yves Saint Laurent Paris.

Foto: Divulgação

Há seis décadas, Yves Saint Laurent começou sua jornada sem limites de estilo — e, no processo, tornou-se um dos mais reconhecidos e inovadores estilistas da história da moda. Honrando sua visão singular, uma nova exposição se reúne em seis museus da Cidade das Luzes para descobrir as inspirações criativas da YSL. Inaugurado em 29 de janeiro, Yves Saint Laurent Aux Musées presta homenagem aos artistas influentes que ancoram o espírito da obra de Saint Laurent — de Matisse e Van Gogh a Braque e Dufy.

Foto: Divulgação

Agora, para o 60º aniversário do primeiro desfile de Yves Saint Laurent, este projeto une o mundo da YSL com outros reinos artísticos. Mostra o profundo vínculo inspirador que o couturier tinha com a arte em geral, e as coleções de museus públicos franceses em particular.

 

Concebido como um arquipélago, cada museu da exposição oferece diferentes formas de diálogo. Cada local é um show completo para si mesmo e, como um todo, eles se reúnem em conversa e uma visão mais ampla. Cada espaço destaca uma excepcional nuance de estilo com alusões modernas e históricas.

Foto: Divulgação

No Centro Pompidou, a exposição foca na relação do designer com artistas do século XX. No Museu Nacional Picasso-Paris, o impacto do artista é mostrado nas coleções inspiradas no balé Diaghilev da YSL. Enquanto estava no Museu d’Orsay, o escritor Marcel Proust é a musa de Saint Laurent. Códigos de vestuário progressivos e fluidos tomam forma em grandes estilos para a Baronesa de Rothschild, smokings le smoking assinatura, e desenhos Belle Epoque para Jane Birkin.