Represa de Guarapiranga proporciona diversão muito além da área urbana de São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Represa de Guarapiranga proporciona diversão muito além da área urbana de São Paulo

Conexão com a natureza é uma possibilidade para quem vive ou passeia por São Paulo, pois na cidade há muito mais a fazer, inclusive na Represa de Guarapiranga. Em tempos de pandemia e turismo ao ar livre, a única opção é encarar a estrada e descer a serra até cidades litorâneas de São Paulo.

Foto: Divulgação

 

Longe do trânsito carregado e das vias congestionadas, o local em plena Zona Sul é o terceiro maior sistema de água da Região Metropolitana de São Paulo, segundo a SABESP, e em despontado como algo mais do um reservatório de abastecimento de água potável com seus 26 km². A região tem atrações como praia de água doce, trilhas, áreas para prática de atividades náuticas e aluguel de lanchas por hora.

Foto: Divulgação

Stand UP Paddle, na Represa de Guarapiranga – As aulas de até uma hora de duração acontecem em duas etapas (teórica e prática) e contarão com orientações para posicionamento sobre a prancha, uso do remo para deslocamento, exercícios de equilíbrio e impulso, e regras de segurança. As inscrições antecipadas podem ser feitas no site da ABIEP (Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha).

Foto: Divulgação

Parque Ecológico de Guarapiranga – Com acesso por uma passarela suspensa de 500 metros de extensão, esse parque urbano com 250 hectares é equipado com lago em meio à Mata Atlântica, biblioteca, brinquedoteca e o Museu do Lixo, com exposição de objetos recolhidos na represa. Um dos destaques é a “Trilha da Vida”, uma curiosa caminhada de 500 metros de extensão que só pode ser feita com acompanhamento de guia e com os olhos vendados. Estrada da Riviera, 3286 (Jardim Riviera), de terça a domingo, das 8h às 17h.

Foto: Divulgação

Barragem de Guarapiranga – A infraestrutura desse parque inclui playgrounds infantil e da longevidade, ciclovia, pistas de caminhada e campo de futebol. Nessa área de mais de 88 mil m² é possível fazer também trilhas, mediante agendamento prévio na administração, como a da “Coruja Buraqueira” e a “Trilha da Água”, ambas com atividades ambientais incluídas. Rua Dr. Caetano Petraglia Sobrinho, 41 (Jardim Guarapiranga), diariamente, das 6h às 19h.

Foto: Divulgação

Praia do Sol – Essa faixa de areia fica no Parque Praia São Paulo, na Orla da Represa de Guarapiranga. O atrativo conta com área para prática de esportes e um pequeno setor reservado para banhistas, cujo acesso é pela avenida José Marques do Nascimento, na altura do nº 3.540 da avenida Atlântica. Avenida Atlântica, 3100 (Antiga Robert Kennedy), Capela do Socorro, diariamente, das 7h às 19h.

Foto: Divulgação

Igreja Messiânica – Autodenominada “Protótipo do Paraíso Terrestre”, a igreja é considerada um dos maiores espaços de meditação do Brasil. Solo Sagrado de Guarapiranga, às margens da Represa Guarapiranga (foto: Eduardo Vessoni). Conhecida também como Solo Sagrado de Guarapiranga, essa área de 327.500 m² comporta mais de 17 mil pessoas, entre seus dezesseis pilares de 18 metros de altura e uma torre de 71 metros. O atrativo está fechado por conta da pandemia de coronavírus, mas pode ser visto durante as navegações em lanchas alugadas na represa.

Foto: Divulgação

Aluguel de lanchas – A apenas 40 minutos do Centro de São Paulo, no Clube de Campo do Castelo, é possível alugar lanchas para roteiros que vão de 2h de duração a pernoite a bordo com jantar no pôr do sol e café da manhã. Os passeios fazem paradas em locais como as ilha dos Amores e a dos Macacos.

Foto: Divulgação