Crépuscule Cape Cod traz aposta em inovação da Hermès - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Crépuscule Cape Cod traz aposta em inovação da Hermès

Hermès lança relógio com pastilha de silício para imitar os raios do sol com mostrador de alta tecnologia feito com peças semicondutoras. É o Hermès Cape Cod que tem um mostrador de Wafers (uma fina fatia de material semicondutor) de silício que decoram o relógio da marca, conhecida por criar mostradores de relógios requintados com designs muitas vezes retirados de seus lenços icônicos.

Foto: Divulgação

Para este modelo Cape Cod, a maison francesa encontrou inspiração criativa em uma fonte incomum – um tipo de pastilha de silício usada em semicondutores microeletrônicos. Seu mostrador exclusivo começou com uma reunião com o Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia (CSEM), com sede em Neuchâtel, em 2018. A visão era recriar a cativante cena crepuscular do motivo “crépuscule” do designer e artista gráfico Thanh-Phong Lee.

Foto: Divulgação

O mostrador gráfico do novo Crépuscule Cape Cod, feito de uma única placa de 0,5 mm de espessura, é delicadamente revestido com um minúsculo filme (72 nanômetros) de nitreto de silício para obter o tom azul intenso. Ele foi exposto à luz azul por meio de um processo de fotolitografia para criar o motivo projetado pelo artista Thanh-Phong Le, que representa os raios dourados do sol atingindo a água azul ao pôr do sol.

La Montre hermès. Shooting Cape Cod crépuscule au CSEM. Lithographie ensemble (déposition de la résine sensible sur le wafer, exposition à la lumière UV, développement comme la photo argentique). Neuchâtel, le 10 décembre 2021 – Photo: David Marchon

 

Finalmente, a placa foi mergulhada em vários banhos para remover qualquer material extra antes de ser revestida em ouro e cortada para caber em sua caixa de 29 mm. O processo foi desenvolvido em parceria com o Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia, com sede em Neuchâtel, na Suíça. Os engenheiros da organização descobriram uma maneira de controlar a quantidade de material depositado durante a produção para criar diferentes matizes nas pastilhas para tons sutis e criar um padrão sereno em forma de onda.

La Montre hermès. Shooting Cape Cod crépuscule au CSEM. Lithographie ensemble (déposition de la résine sensible sur le wafer, exposition à la lumière UV, développement comme la photo argentique). Neuchâtel, le 10 décembre 2021 – Photo: David Marchon

 

Com sua mais recente versão do icônico Cape Cod, a Hermès está adotando um mesma abordagem de tecnologia e precisão de seus movimentos mais inovadora em seus mostradores, usando métodos de última geração na busca da criatividade e da arte. Há uma fotolitografia para imprimir o intrincado padrão, obtido através da exposição do wafer a uma luz azul. Após vários banhos para remover o material supérfluo, passa para a fase de revestimento de ouro, antes de ser cortado com precisão para ser encaixado na caixa.

Foto: Divulgação

O design do mostrador é finalizado apenas com finos ponteiros dourados e o logotipo da Hermès, enquanto uma pulseira de couro de bezerro, em tons complementares, é encaixada na caixa e nas alças distintas, projetadas para ecoar uma corrente de âncora náutica, disponível em uma alça de passeio simples ou dupla que se enrola elegantemente ao redor do pulso.