Coletivo digital transforma Grande Jardim do Japão em arte iluminada - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Coletivo digital transforma Grande Jardim do Japão em arte iluminada

Uma instalação realizada no jardim Kairakuen transforma a natureza em arte em um dos marcos mais emblemáticos do Japão, que passou por uma grande transformação numa criação do teamLab, que se descreve como um coletivo de arte e design digital, e que desenvolveu uma série de imagens para essa montagem.

Foto: Divulgação

Esta instalação apresenta as técnicas de projeção de luz exclusivas do coletivo e visa mostrar aos convidados que “a natureza pode se tornar uma arte”, com a projeção realizada em 1.500 árvores de ameixeira (aproximadamente 100 variedades diferentes) pelos artistas do teamLab do jardim Kairakuen, localizado em Mito.

Foto: Divulgação

Este é um grande marco realizado naquele que é considerado um dos “Três Grandes Jardins” do Japão, junto com o Jardim Kenrokuen (localizado em Kanazawa) e o Jardim Korakuen (localizado em Okayama).

Foto: Divulgação

O Jardim Kairakuen foi criado em 1842 no final do Período Edo, o período final do Japão tradicional e uma época em que o país era governado pelo xogunato Tokugawa. Este jardim foi nomeado um Lugar Especial de Beleza Cênica, bem como os demais.

Foto: Divulgação

Cada um desses jardins foi projetado de acordo com a lógica organizacional kaiyū do período Edo. E, desta forma, o estilo inclui um lago no centro do jardim com uma variedade de caminhos situados ao redor do lago para criar um jardim ambulante (ou “passeio”).

Devido ao momento da exposição, muitas das ameixeiras do jardim estarão em plena floração, pois são conhecidas por suas impressionantes flores de ameixeira, que florescem por um longo período graças aos vários tipos de árvores que ali estão presentes. Essas flores deslumbrantes, combinadas com os recursos interativos da instalação do teamLab, transformarão a experiência de passear em algo ainda mais deslumbrante do que o habitual.

Foto: Divulgação

Com o objetivo de usar formas na exposição de luz para explorar a maneira como o mundo percebe a “longa continuidade do tempo”, os artistas podem alterar os espaços de maneiras inovadoras e não invasivas com a exposição digital em homenagem ao seu 180º aniversário em 2022 do jardim Kairakuen. Até o final de março, este parque histórico será apresentado aos visitantes sob uma nova luz, utilizando uma árvore gigante de 800 anos, 1.500 ameixeiras, um bosque de bambu, pinheiros, azáleas e até uma árvore caída.

A instalação “teamLab: Digitized Kairakuen Garden” está disponível para visitantes, seguindo as normas de contenção para evitar a propagação do COVID-19. Todos os participantes devem usar máscaras e praticar os protocolos de distanciamento social.

Foto: Divulgação