Aproveite o roteiro Santo no Brasil para curtir a Páscoa - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aproveite o roteiro Santo no Brasil para curtir a Páscoa

Mais um feriado importante está chegando e com ele vem um dos períodos mais emotivos, por estar relacionado com o momento para refletirmos sobre a vida, nosso papel no mundo e a forma como geramos impacto para transformação: a Semana Santa. Por isso, muitos destinos brasileiros têm uma programação especial, que atrai uma legião de fiéis e de turistas em busca de espetáculos, missas, procissões e se conectar com a espiritualidade. E nós apontamos sete destinos incríveis para visitar na Semana Santa no Brasil, que na qual a data será um feriado prolongado para as pessoas poderem refletir, conhecer e, por que não, realizar promessas para o futuro. Seguem as principais cidades que recebem algum tipo de festividade, com detalhes sobre a programação religiosa tradicional para visitar nessa época do ano.

Foto: Divulgação

Nova Jerusalém

Maior teatro a céu aberto, localizado a 202 km da capital Recife, este é um dos principais destinos da Semana Santa no Brasil. Nova Jerusalém fica no município de Brejo da Madre de Deus, apresenta o emocionante espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é realizado desde 1968. Mas as igrejas também costumam receber fiéis e visitantes de todo o país para as suas missas.

Foto: Divulgação

Juazeiro do Norte

A cidade do Ceará já virou um destino certo daqueles que buscam um roteiro de turismo religioso para peregrinar na Semana Santa, na qual muitos devotos acendem velas para o Padre Cícero, na Basílica de Nossa Senhora do Socorro. Mas, o roteiro também pode envolver visita para estátua em homenagem ao padre, Chapada do Araripe e o Memorial ao Padre.

Bom Jesus da Lapa

Localizado a cerca de 800 km de Salvador, a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, é o santuário que carrega o nome da cidade, que se tornou ponto oficial de uma das maiores peregrinações do Brasil durante o feriado da Semana Santa. As celebrações começam no domingo antes da Páscoa, com a Benção de Ramos e segue com Via Sacra e de procissões.

Ouro Preto

O tour de Semana Santa em Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma das festividades mais aguardadas todos os anos no estado com um clima único e toda hospitalidade mineira. Além disso, a cidade oferece concertos de música sacra, procissões e uma programação religiosa bem intensa com missas nas famosas igrejas da cidade, o quilométrico tapete colorido com serragem e a encenação da Paixão de Cristo.

Foto: Divulgação

Tiradentes

Além de paisagens bucólicas e as cachoeiras da Estrada Real, a linda cidade mineira divide a atenção do turista com atrações religiosas, como a Missa Solene, o espetáculo da Paixão de Cristo, a Via Sacra, concertos e missas que já começam logo no Domingo de Ramos, uma procissão de fiéis que saem da Igreja Matriz de Santo Antônio e outras procissões entre a segunda e a quarta-feira.

Foto: Divulgação

Diamantina

Durante a Semana Santa, o clima agradável de Diamantina favorece um belo passeio pelas ruas e ladeiras históricas da cidade além de oportunidade para assistir à tradicional encenação da sexta-feira da Paixão.

Foto: Divulgação

Aparecida do Norte

Situada no estado de São Paulo, a pouco menos de 200 km da capital paulista, tem um dos maiores templos católicos de todo o mundo, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é destino imperdível para um roteiro de viagem durante a Semana Santa. Com o início do domingo de Ramos, integra na programação missa e a Lavagem dos Pés pelo arcebispo de Aparecida.