Um super iate híbrido com tecnologia e conforto para se curtir no céu ou no mar - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Um super iate híbrido com tecnologia e conforto para se curtir no céu ou no mar

O Lazzarini desenvolve iate de luxo capaz de voar e se mover pelas águas numa estratégia de gerar uma segunda versão de um iate voador com propulsão híbrida, maior e mais rápida que o iate de luxo conhecido. A empresa de design italiana, que funciona como um estúdio, desenvolveu um conceito inovador e ousado.

Foto: Divulgação

Chamado de Air Yacht V2, este iate de luxo conta com propulsão híbrida, podendo voar e também navegar pelas águas funcionando como uma espécie de dirigível. Ele é equipado com centenas de painéis solares, apresentado no início do ano, está com um novo design futurista e mais elegante. Porém, este modelo atual conta com a mesma configuração de três cascos, com dois dirigíveis gêmeos cheios de hélio, que fazem com que o iate de luxo voe. Enato isso, o casco principal atua como um convés de comando.

Foto: Divulgação

O Air Yacht V2 utiliza mais fibra de carbono, menos vidro, e tem 19 metros a mais que o anterior, o que o deixa com o comprimento total de 169 metros, trazendo vantagens no aumento de velocidade com o uso de propulsão híbrida. Em largura, o iate de luxo tem uma distância de 130 metros e altura de 40 metros da base até o topo. Já o casco central do veículo conta com uma altura de 8 metros.

Foto: Divulgação

Na história da aviação, dirigíveis não são vistos como sinônimo de velocidade. Contudo, com base nas projeções do criador, o Air Yacht V2 pode voar com uma velocidade máxima de 185 km/h durante dois dias completos. O atual iate de luxo envolve baterias leves, painéis de energia solar e motores elétricos rotativos de quase 1000 cavalos cada para propulsão e para o uso sobre as águas, onde o veículo consegue atingir uma velocidade máxima de apenas 9,2 km/h.

Foto: Divulgação

Já no quesito de conforto, os designers do estúdio italiano projetaram, para o super iate voador, uma acomodação para cerca de 20 pessoas, em dez cabines espalhadas igualmente pelos dois dirigíveis. Ainda conta com uma suíte máster, situada no casco central, para uma maior privacidade, e também há uma sala de observação, uma área de jantar neste espaço do projeto, um grande deck aberto na parte de traz do casco de popa, que é acessível por uma grande escadaria, que pode vir a ser um clube de praia enquanto o veículo flutua ou também um ambiente de observação enquanto o veículo voa.