Descubra o Superblue, a nova experiência de arte imersiva mais emocionante de Miami - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra o Superblue, a nova experiência de arte imersiva mais emocionante de Miami

Superblue é o novo centro de arte experimental e imersiva de Miami Miami, que promete ser um espaço revolucionário de arte experimental no espaço que se configura como um museu, que ocupa um armazém renovado do distrito industrial de Allapattah. Depois do processo de gentrificação do seu vizinho Wynwood, o bairro também começou a ser repaginado com a chegada inicialmente do Rubell Museum, uma instituição de arte contemporânea mais tradicional que abriu as portas no final de 2019.

O Superblue Miami inaugurou logo em frente, na mesma rua, em maio de 2021. Mas ainda existe um longo caminho pela frente para Allapattah, onde a taxa de criminalidade é 165% maior do que a média dos Estados Unidos. Miami Beach está se remodelando assim e integrando novos espaços, onde ainda predominam centros de distribuição e fábricas.

Basicamente, envolve um labirinto espelhado de Es Devlin, na qual pode-se descubrir um ambiente digital transcendente de teamLab e entre em um trabalho envolvente de Ganzfeld baseado em luz de James Turrell.

Os ingressos custam US$ 36 por adulto e devem ser comprados antecipadamente com data e horário marcado pelo site do Superblue Miami. A recomendação é chegar com 15 minutos de antecedência e, para ter a entrada liberada, basta apresentar o QR Code na própria tela do celular.

Idealizada pelo estúdio de arte holandês DRIFT, Meadow é a primeira instalação que se vê ao adentrar o museu. Trata-se de uma escultura cinética com flores mecânicas que abrem e fecham em padrões de velocidades e cores alternadas. Hipnotizada e quase em estado meditativo, em dado momento suspeitei que a movimentação dos visitantes influenciava a dos pendentes de alguma forma sutil. Ao pesquisar sobre a obra, descobri que minha intuição estava certa: existe um conjunto de sensores que garantem a interação entre a obra e o observador.