Vale a pena se aventurar no conforto e rapidez do novo VQ115, um superiate de alumínio da Vanquish - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Vale a pena se aventurar no conforto e rapidez do novo VQ115, um superiate de alumínio da Vanquish

Encomendado e desenvolvido em conjunto com um cliente recorrente, o primeiro VQ115 Veloce irá rugir a mais de 50 nós e quebrar recordes no processo neste modelo de lançamento da linha cuja ideia se baseou em conceitos de design para um VQ90. Contudo, as conversas logo evoluíram quando o proprietário adicionou uma cabine extra, uma área de jantar dedicada no convés inferior e duas garagens. Eis assim que nasce este iate a motor resultante de 115 pés/35 m que tem mais de tudo, mantendo-se totalmente em sintonia com o DNA da marca.

VQ115 da Vanquish é um superiate de alumínio com compromissos em termos de velocidade, em virtude da instalação dos maiores motores possíveis: um trio de MTU-Rolls-Royce 2650s. Apoiado por acionamentos de superfície, esta configuração alimentará o VQ115 Veloce a uma velocidade excepcional de mais de 50 nós. E ela também será possivelmente o iate de alumínio mais rápido a mais de 30 metros com motores a diesel ‘normais’ – ou seja, não movidos a turbina – construídos até hoje.

Os motores serão colocados em forma de trapézio com o motor do meio para a frente. Dois estabilizadores giroscópicos permitirão a retenção de outra característica típica do Vanquish – conforto genuíno em todas as velocidades – nesta síntese inteligente de um barco de corrida e iate de luxo. Um alcance impressionante de até 600 nm será possível ao operar com um ou dois motores, com um tanque de combustível extra, disponível para cruzeiro em velocidades mais baixas.

Embora todos os VQs sejam notoriamente rápidos, ele apresenta uma combinação de comprimento e nós com grande diferencial em sua arquitetura naval com um casco que possui defletores na área inferior para direcionar o spray para a popa. O resultado são níveis ideais de conforto e desempenho e um aumento significativo da eficiência em velocidades máximas.

Apesar do pacote de propulsão, resta muito espaço na popa para uma grande baia que abrigará um VQ16, enquanto uma plataforma hidráulica multifuncional garantirá fácil acesso de e para a água por meio de um passerelle e escada de natação. Outro concurso na forma de uma moto aquática VQ11 será alojado em uma segunda garagem a estibordo. Esta área funcionará como um playground de lazer com um tanque de iscas vivas, pedalinhos, bobs do mar e outros brinquedos. Uma escada hidráulica facilitará o mergulho.

O entretenimento ao ar livre é um fator importante em todas as áreas do iate, que apresenta assim amplo convés de proa para uma grande área de estar para relaxar e jantar, além da opção de levantar as espreguiçadeiras e criar uma jacuzzi de água salgada. Também há uma variedade de opções de relaxamento no convés de popa, enquanto o flybridge possui uma área dedicada para banhos de sol, bem como sua própria estação de comando.