Turismo de cachaça proporciona degustação e visitação agroflorestal na premiada Sanhaçu - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Turismo de cachaça proporciona degustação e visitação agroflorestal na premiada Sanhaçu

Turismo de cachaça é uma tendência valiosa para o Brasil e que já envolve há mais de sete anos produtores de bebidas no Sul do país, atraindo centenas de milhares de visitantes todos os anos. Agora essa possibilidade também é possível em Pernambuco com direito a visitação aos alambiques da produção artesanal na região produtora local. E essa proposta vem de Chã Grande onde reside a Sanhaçu Origem, que está entre as 50 melhores cachaças do Brasil no Ranking da Cúpula da Cachaça.

Criada no Sitio Valado, ela é de propriedade da pernambucana Sanhaçu, marca que atua há cerca de 30 anos com agricultura orgânica, que transformou sua cachaça numa das brilhantes representantes de Pernambuco no hall de bebidas destiladas no país. Parte da Rota do Turismo Rural do Estado de Pernambuco, a cachaçaria está localizada a cerca de 15 km da cidade de Gravatá e 85 km de Recife,  possibilitando um interessante passeio cultural e gastronômico.

A matéria-prima da cachaça orgânica Sanhaçu é produzida em canavial próprio onde a cana-de-açúcar é moída no máximo 24 horas depois de cortada, fermentada em dornas de inox com leveduras desenvolvidas e multiplicadas naturalmente. Durante a fermentação, as leveduras “trabalham” ao som de música clássica, que, segundo pesquisas científicas, trazem benefícios aos seres vivos. E, por fim, passa-se para a destilação da cachaça Sanhaçu que ocorre em alambiques de cobre, o que propicia características especiais de aroma e sabor.

O armazenamento é feito em toneis de diferentes tipos de madeira, como: carvalho, umburana e freijó para chegar ao produto final: a Cachaças Sanhaçu Freijó (com suaves notas de madeira), ideal para acompanhar pratos de entrada como queijos, saladas, peixes e crustáceos; Cachaças Sanhaçu Carvalho (sabor amadeirado lembrando o whisky ou o Bourbon em virtude do uso de carvalho americano); Cachaças Sanhaçu Umburana (notas de canela com um toque de especiarias, que pode acompanhar sobretudo com doces): Sanhaçu Origem (descansa apenas nos tonéis inox por 6 meses, tem o teor alcoólico superior às outras e cai bem com pratos de entrada e frutas cítricas).

Por isso, a visitação guiada é um passeio repleto de agradáveis surpresas durante cerca de 1 hora de duração, que contempla todas as etapas de produção dos produtos da Sanhaçu e ainda passa pelo armazenamento de cachaça e pela área de reflorestamento, terminando com uma degustação dos produtos na loja da fábrica. A experiência acontece diariamente na premiada e orgânica cachaçaria, cuja propriedade também se tornou um refúgio natural para fauna nativa da região.

No Engenho, contempla-se com frequência animais como: teju, saguis, raposas, lebres e diversas aves, dentre elas o sanhaçu, que deu origem ao nome da cachaça. Com certificado de Carbono Zero, a Sanhaçu busca harmonia com a natureza e o mínimo de impacto ambiental, reaproveitando assim até os mínimos resíduos possíveis no processo de produção da cachaça para reaproveitamento. E, ao final do tour, os visitantes ainda podem sair do sítio levando uma lembrança da lojinha como Chapéu, Copo, Boné Sanhaçu, Mini Barril, Taça e outras gratas surpresas. Para isso, basta agendar a visita http://www.sanhacu.com.br/index.html