Confira as cores e os designers arrojados dos melhores tapetes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Confira as cores e os designers arrojados dos melhores tapetes

Tapetes são um toque que deixa muitos ambientes mais charmosos e aconchegantes. E, por isso, é um elemento de decoração que nunca sai de moda. Há atualmente uma série de designers e fabricantes líderes mundiais que têm apostado em variações de formatos e propostas. São trabalhos de designers, artistas e artesãos renomados, combinando técnicas contemporâneas e antigas que transformam esse em um complemento perfeito para iluminar a sua casa. Esses tapetes coloridos foram criados pelos principais designers e artistas em colaboração com alguns dos artesãos mais projetados que trabalham na área e exploram técnicas tradicionais e contemporâneas.

Por isso, apresentamos aqui uma relação de trabalhos animados com as mais conhecidas referências para você conhecer e conferir. Da homenagem de Tantuvi, com sede em Nova York, aos padrões folclóricos às requintadas sinfonias de cores de Jan Kath, esses tapetes acrescentam um toque de cor a qualquer espaço, estejam você procurando um tapete de área para uma sala grande ou uma peça compacta de “arte caminhável”.

Tapetes ‘Atmosphere’ de Giorgetti – “O espírito que nos levou a criar a coleção Atmosphere é o mesmo que sempre nos guiou”, diz o diretor criativo da Giorgetti, Giancarlo Bosio. ‘Nós nos esforçamos para desenvolver objetos que nos interessam, que nos desafiam desenvolvendo nossas habilidades e enriquecendo nossas vidas. Nosso objetivo é entreter e fazer as pessoas sorrirem.’ A coleção é composta por dois designs de tapetes coloridos, cujos padrões discretos são feitos de lã de bambu e seda em lágrimas antigas para complementar as coleções de móveis atemporais da empresa italiana.

A coleção Sarabande da The Rug Company – A The Rug Company comemorou seu 25º aniversário com uma nova colaboração, trabalhando com a The Sarabande Foundation para criar cinco designs de tapetes de cinco mestres artesãos trabalhando em diferentes disciplinas e apoiados pela fundação. O ilustrador Stephen Doherty, o escultor Shinta Nakajima, o joalheiro Castro Smith, bem como os artistas Michaela Yearwood-Dan (cuja peça está na foto acima) e Mircea Teleaga criaram cada um um design que foi transformado em tapetes de seda e lã, apresentando padrões coloridos, motivos ilustrativos e geometrias. Fundada pelo falecido Lee McQueen para apoiar a próxima geração de artistas e criativos, a Sarabande Foundation oferece bolsas de estudo e espaço de estúdio subsidiado em sua localização em Haggesrston, East London, um lar criativo para artistas visuais, escultores, cineastas, fotógrafos, acessórios e moda designers.

Coleção ‘Overview’ de Elliott Barnes para Tai Ping – O arquiteto e decorador franco-americano Elliott Barnes criou uma série de impressionantes tapetes coloridos para Tai Ping. Intitulada ‘Overview’, a coleção é inspirada na Califórnia dos anos 1970 e apresenta composições gráficas de tons ousados. Cada design faz referência às memórias do crescimento de Barnes na Califórnia, desde os passeios de domingo em Mulholland até as texturas urbanas de DTLA e Cienega, onde o designer cresceu.

Nós Nórdicos x Arje – A empresa familiar sueca de tapetes Nordic Knots continua sua linha estelar de colaborações com a Arje – que começou como uma marca de moda de luxo, co-fundada pela equipe de marido e mulher Olivier Corral e Bessie Afnaim Corral, com foco em belos produtos italianos tosquia e linho. A dupla recentemente se expandiu para artigos para casa com o lançamento de Arje Home; uma oferta de estilo de vida completo com base em seu apartamento reformado em Greenwich Village. As raízes da colaboração remontam à amizade que se formou entre os quatro europeus – Nordic Knots’ Liza Lazerow e Fabian Berglund, e Arje’s Corral e Afnaim – quando todos viviam em Nova York alguns anos atrás. Agora, esta primavera vê o lançamento da coleção de tapetes que é inspirada nas viagens enquanto valoriza o conforto do lar. Tons escandinavos frios se misturam com uma paleta mediterrânea quente – terracota, bronzeado, areia – em pilhas profundas e muito texturizadas. Todos os tapetes são feitos à mão e feitos à mão por tecelões qualificados GoodweaveTM Certified em Bhadohi, no norte da Índia, usando lã de alta qualidade da Nova Zelândia.Escritor: Tilly Macalister-Smith

Tapetes de Karim Rashid para Sosomo – A primeira coleção colaborativa da marca dominicana de tapetes Sosomo apresenta peças do designer Karim Rashid, de Nova York. A série inclui dois tapetes coloridos que mesclam a propensão de Sosomo para composições e formas cromáticas brilhantes e as geometrias sinuosas e opções de cores ousadas de Rashid. Fundada pela criativa dominicana Soraniy Soliver, a Sosomo apresenta paletas de cores inspiradas no Caribe, formas abstratas e combina ‘experimentação, risco, criatividade, diversão e um pouco de loucura’.

Tapetes abstratos de Ethan Cook para Hay – O artista americano Ethan Cook criou uma série de tapetes planos para a marca dinamarquesa Hay. Com base em sua propensão para cores e composições abstratas, os tapetes de Cook apresentam designs grométricos vibrantes, criados em uma mistura tecida de lã e algodão da Nova Zelândia e estão disponíveis em dois tamanhos e uma variedade de cores.

Tapetes coloridos de Tom Atton Moore feitos de fios antigos de estoque morto – O artista têxtil britânico Tom Atton Moore criou sete tapetes – em exibição no estúdio multidisciplinar de Lindsey Chan e Jerome Byrons BC em Los Angeles durante o mês de fevereiro – inspirados por produtos químicos em turbilhão flutuando na água de um lago no campo que ele observou durante caminhadas de bloqueio. Os tapetes coloridos em grande escala são feitos de fios vintage de estoque morto que foram tufados à mão, látex, secos, alfinetados, amarrados e raspados com tesouras de tosquia de ovelhas por Atton Moore (que aprendeu a habilidade através de vídeos do Youtube), tornando cada peça única e incrivelmente tátil.

Tapetes inspirados na Bauhaus por Child Studio para Floor Story – Um tapete oval azul sobre fundo preto colocado no soalho de um quarto com paredes de madeira com mais um tapete branco e vermelho pendurado verticalmente.O Child Studio se inspira no Movimento Bauhaus para sua coleção de tapetes ’19-19′ com a empresa de tapetes do leste de Londres, Floor Story. “A estética da Bauhaus é muitas vezes vista como algo bastante austero e implacável, mas sempre fomos fascinados pelo uso rico e inventivo da cor nos interiores e nos gráficos produzidos pelos artistas associados a esse movimento”, dizem os fundadores do estúdio Alexy Kos e Che Huang. ‘Sempre tentamos injetar cor em nosso trabalho de interiores e este projeto foi uma oportunidade de contar uma nova história inteiramente através dos meios abstratos da geometria e da cor.’

Tapetes coloridos reciclados por Sëbou e Eton – A marca sueca Sëbou é especializado em tapetes feitos à mão, projetados na Suécia e fabricados no Marrocos usando sobras de materiais: seus tapetes exclusivos ‘misturam a sutileza do design escandinavo e a vibração da cultura marroquina’. Uma nova coleção mostra a parceria da marca com o especialista em camisas Eton, reciclando subprodutos do processo de design da camisa em tapetes coloridos que combinam um motivo geométrico com a vibração texturizada dos tecidos coloridos. ‘Estar ciente vem com uma responsabilidade, devemos a nós mesmos e ao futuro lutar por um estilo de vida mais ecológico’, diz Omar Marhri, diretor criativo da Sëbou.