Arte e o luxo em um tênis personalizado e feito sob medida - Blog Ana Cláudia Thorpe
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Arte e o luxo em um tênis personalizado e feito sob medida

Já pensou em ter um calçado feito sob medida? Pois bem, nomes como LeBron James, G-Eazy, Odell Beckham Jr. e outros nomes famosos tiveram esta oportunidade com o calçado sob medida do designer Dominic Ciambrone da The Shoe Surgeon Crafts, que tem atuado com a produção de tênis de luxo personalizados para clientes de primeira linha. “Tem sido interessante ver o que está acontecendo nos últimos anos, como a alta moda está tirando do streetwear, e o streetwear tira da alta moda”, diz o stylist, que teve sua primeira experiência com tênis de luxo aos 22 anos, quando conheceu a Black Scale, em São Francisco, que tinha uma colaboração com a Android Homme.

Foi este o caminho que o levou a criar sua própria marca de tênis de luxo de Los Angeles, e se tornar mais conhecido mundialmente como o artesão de tênis personalizado The Shoe Surgeon, como um bom conhecedor de calçados de luxo. O estilista criado em Santa Rosa, na Califórnia, elevou-se ao escalão mais alto de “streetwear de luxo” com uma interseção de moda que antes se pensava impossível, explodindo em todos os lugares, desde as passarelas de Paris até as lojas de skate de Venice Beach.

Essa fusão aparentemente paradoxal nunca poderia ter ocorrido quando as marcas de luxo cortejavam exclusivamente o dinheiro do velho mundo, e o streetwear era estritamente do domínio apenas de skatistas e grafiteiros de Nova York. Mas agora é uma indústria em si mesma, reivindicando uma fatia grande e jovem do mercado global de luxo de US$ 303,9 bilhões – estimado pela empresa de consultoria de gestão Bain & Company para atingir potencialmente US$ 360 a US$ 380 bilhões até 2025.

Com a contribuição de nomes de impacto como Kanye e seu falecido diretor criativo Virgil Abloh tiveram na indústria, esse setor abriu as portas para rappers e músicos começarem a fabricar calçados de alta qualidade. E Ciambrone se tornou desde os tempos do ensino médio um artista ao retocar um com um padrão de camuflagem, e a reação inesperada dos colegas instilou nele sua razão de ser. Agora, ele leva seu The Shoe Surgeon Vans personalizado para a butique de luxo de West Hollywood, como H. Lorenzo, que foi o primeiro passo, e logo depois ele estava criando calçados sob medida para nomes como Justin Bieber, Will.I.Am. e Drake.

Então, em 2018, veio The Shoe, encomendado pela Nike para comemorar Lebron James eclipsando 30.000 pontos, como a criar um Nike LeBron 15 com pele de crocodilo banhada a ouro, puxadores de zíper feitos de 14 gramas de ouro 18 quilates, com agulhas de renda incrustadas de diamantes de 5,8 quilates cada.

Hoje, o designer divide seu tempo entre o ateliê real para suas criações de tênis The Shoe Surgeon e as colaborações. E o próximo grande projeto de Ciambrone é uma releitura ainda secreta do The Shoe Surgeon do Nike Air Mag, o famoso cano alto futurista de Back To the Future. “Vamos recriá-lo e fazer o sapato mais caro do mundo”, afirma sem qualquer exagero. Normalmente, o que os personalizadores fazem é dimensionar o custo simplesmente colocando mais ouro e diamantes em camadas, o que é bom e tudo, mas não move exatamente a agulha de forma criativa. Mas desta vez Dom está realmente tentando criar algo que vai além de materiais exóticos e artesanato diligente para a tecnologia real.

Haverá LEDs nas solas e tiras, então, através do aplicativo para iPhone, você pode combinar a cor do seu sapato com a sua roupa. E ele também está tentando tornar realidade o recurso fictício de “laço automático” do Air Mag, desenvolvendo um software que amarra os cadarços com o simples toque de um botão. Não é surpresa, portanto, que ele suspire ao mencionar o custo de desenvolvimento – esperando que o preço final do sapato chegue bem ao norte de US $ 1 milhão.