Momentos históricos e personalidades importantes são destaque de mostras na Z42 Arte - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Momentos históricos e personalidades importantes são destaque de mostras na Z42 Arte

Importante casarão no Cosme Velho, a Z42Arte abriga duas novas exposições que estão acessíveis ao público com visitas guiadas até 17 de dezembro com obras inéditas de dois artistas proeminentes: Amanda Coimbra, graduada em Artes Visuais pelo School of the Art Institute of Chicago (2011), e Marcelo Albagli, mestre em design pela University of Arts London. São as mostras “Nascer de terras” e “Esqueça de mim”, que está em cartaz com curadoria de Fernanda Lopes, crítica de arte e pesquisadora. Doutora pela Escola de Belas Artes da UFRJ, e que é Diretora Artística do Instituto Pintora Djanira e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde foi aluna.

Neste sábado, dia 03 de dezembro, será realizada uma visita guiada com a curadora Fernanda Lopes e os artistas Amanda Coimbra e Marcelo Albagli nas respectivas exposições “Nascer de terras” e “Esqueça de mim”, na Z42 Arte, no Cosme Velho. A visita é gratuita e aberta ao público. As mostras foram selecionadas no Edital Retomada Cultural RJ 2 da Lei Aldir Blanc criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Inscritas na Categoria A do edital, que trata de ações presenciais de circulação de obras artísticas e produções culturais já produzidas, as exposições receberão o incentivo de R$50 mil.

Em “Nascer de Terras”, a Amanda Coimbra parte da icônica fotografia “Earthrise” (1968), do astronauta William Anders, que mostra o planeta Terra visto da Lua, para criar as cerca de 20 obras da exposição. Considerada como uma das 100 fotografias que mudaram o mundo, a imagem serviu de base para a artista começar a fotografar o céu noturno de forma analógica. Com os negativos em mãos, ela começou a arranhá-los, com agulhas, pontas de compasso e outros objetos pontiagudos, fazendo desenhos, criando novos planetas, desenhando estrelas, luas e repensando o nosso lugar no mundo.

Já partindo de fotografias de personalidades históricas, Marcelo Albagli apresenta a exposição “Esqueça de mim”, com cerca de 20 desenhos em grafite sobre papel do século 19, que tratam de memória – afetiva, nacional e histórica.  As folhas antigas trazem marcas do tempo, como mofo, manchas e amarelados, que interessam ao artista e se integram às obras. Com um cunho político, a série de trabalhos que dá nome à exposição retrata o rosto de cinco presidentes da ditadura militar: Artur da Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel, Humberto Castello Branco e João Figueiredo. Com cerca de 1mX1m, os desenhos são feitos sobre folhas de papel de livros antigos e, para chegar no tamanho que deseja, o artista junta essas folhas. “Há a materialidade do suporte, textura, volume, peso, gravidade, cheiro. Não é só o desenho como imagem, é o desenho como matéria”, afirma Marcelo Albagli.

As mostras ocupam todo o espaço expositivo do casarão no Cosme Velho com obras inéditas, que partem de fotografias de momentos históricos e de personalidades importantes da história para criar, através do desenho, poéticas distintas. “Independentes entre si, as exposições de Amanda e Marcelo revelam a pesquisa recente e inédita de dois jovens artistas que vivem e trabalham no Rio de Janeiro, e, vistas em conjunto, permitem a reflexão sobre questões atuais como o estatuto da imagem, a prática do desenho na arte contemporânea e a construção/invenção da memória”, diz a curadora Fernanda Lopes.

A casa Z42 está localizada no bairro do Cosme Velho, a poucos metros da estação do trenzinho em destino ao Cristo Redentor. Com 1.500 m2, a casa de arquitetura eclética dos anos 30, abriga nove ateliês para artistas, a Galeria Z com cinco salões expositivos, além do auditório, garagem (espaço multiuso) e um espaço a céu aberto com palco em anexo.  A fim de criar um corpo vivo, onde a arte respira e é constantemente disseminada, o casarão de arte atua no cenário artístico contemporâneo em seus variados aspectos interdisciplinares e transversais, por meio da realização de experimentos, cursos, workshops, seminários, palestras, gastronomia, cinema, teatro e exposições.

Inserida no circuito cultural da cidade do Rio de Janeiro, a casa Z42 busca, por meio das suas atividades, interagir com o público e proporcionar experiências diversas, com plenitude pela arte contemporânea, contemplando em seus espaços as diversas linguagens artísticas contemporâneas existentes e seus desdobramentos conceituais. A casa está aberta ao público para visitação gratuita. Horário de funcionamento: segunda a sexta de 12h às 17h.