Papai Noel faz sua morada na primeira edição do Natal nos Vinhedos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Papai Noel faz sua morada na primeira edição do Natal nos Vinhedos

O Natal pode até não ter flocos de neve, mas a Serra Gaúcha promete muito charme e animação para as festividades deste 2022 com o “Natal nos Vinhedos”, que é nova atração do Vale dos Vinhedos, que constrói a beleza do Natal. A magia evocada pela data viaja pelas paisagens da Serra gaúcha e chega, também, ao Vale dos Vinhedos, região do Rio Grande do Sul, como uma nova opção entre os atrativos turísticos no estado para celebrar as festas de fim de ano. Em meio à fotografia do principal destino enoturístico do país, o Papai Noel faz sua morada para a primeira edição do Natal nos Vinhedos.

O projeto contemplará uma série de atrações gratuitas em seus seis dias de programação, entre 9 e 23 de dezembro, sempre às 18h30min, convidando a apreciar o pôr do sol — que logo dá lugar a outro espetáculo, oferecido pela iluminação especial que, literalmente, fará brilhar os vinhedos. A experiência do Natal no Vale dos Vinhedos começa com uma parceira de sempre: a conhecida luz do fim de tarde da Serra, tendo todas as atividades sediadas na RS 444, KM 21. Acomodados por entre os vinhedos, além de assistir aos shows, os espectadores poderão degustar alguns dos melhores expoentes de vinhos, espumantes e sucos da região, comercializados por vinícolas locais, e apreciar delícias da gastronomia típica, ofertados no local.

Responsável por realçar as belezas da região no verão, ela emana um sentimento de paz e contemplação tão desejoso para esse período do ano. O rol dos atrativos contempla, ainda, o universo lúdico do novo circo, com as trupes Tholl e Cia Sorriso com Arte mostrando, em dois espetáculos temáticos, o mundo de fábula do Natal e a beleza de movimentos acrobáticos. Outra atração será de cunho musical. A Orquestra de Teutônia, o Coral Vale dos Vinhedos, a banda Farina Brothers, além do tenor Dirceu Pastori, do saxofonista e pianista Paulo Johann e da cantora Caroline Gobato apresentam emocionantes performances ao longo da programação. Embalando o pôr do sol, nos fins de tarde dos dias 10, 17 e 22, o DJ Fabiano Oliveira, coordenador da Rede Atlântida, faz apresentação musical no local.

 

 

O Natal dos Vinhedos é uma realização da DWR Produções Culturais, com promoção do Centro da Indústria, comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e do Grupo RBS, e apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves. Com a proposta de fomentar o turismo, o projeto ainda promove a integração e congraçamento das comunidades de Bento Gonçalves numa especial época do ano, além de reforçar a vocação turística da região. Esta edição inaugural tem como palco o Vale dos Vinhedos, contudo, a ideia é fazer com que, a partir das próximas, o projeto ganhe amplitude por todo o interior.

A promoção é entendida como mais uma forma de fomentar a atividade na região, bandeira da qual o CIC-BG tem se dedicado nos últimos anos, com a criação de roteiros como a Rota dos Capitéis, bem como o fortalecimento de projetos de referência, como a ExpoBento, a Fenavinho e, ainda, a Sparkling Night Run. “O Natal nos Vinhedos reúne um pouco daquilo que temos de melhor — paisagens, cultura e enogastronomia — e convida a vivenciar o turismo de experiência em sua plenitude. Esse projeto divulga a região e fortalece a cadeia da uva e do vinho, oportunizando movimento extra para o trade, fomentando o empreendedorismo de inovação e gerando oportunidades para que todo o setor se organize também no sentido de apresentar atrações novas e diferenciadas, focadas em experiência”, diz a presidente do CIC-BG, Marijane Paese, ressaltando o compromisso da entidade em incentivar, por meio de ações como essa, o empreendedorismo de inovação.

Prova disso é o envolvimento de estabelecimentos locais que estarão participando da programação da região, que recebeu mais de 55 mil turistas, nos primeiros três meses deste ano, devido a alta procura por destinos enoturísticos. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), por exemplo, estará representada por dez associados: Adega e Vinhedos Dom Eliziário, Vinícola Ales Victória, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Chamon Garbin Vinhos Clássicos e Peculiare Vinhos Únicos, Vinícola Dom Cândido, Giordani Gastronomia Cultural, Pizzato, Ristorante Di Bartolomeu e Terragnolo Vinhos Finos e Vinícola Videiras Carraro. Também estarão presentes vinícolas dos municípios de Santa Tereza e Monte Belo do Sul.

O Natal nos Vinhedos é uma realização da DWR Produções Culturais e tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil, com patrocínio de Miolo, LNF, Gota Limpa, Madem, Zegla, Supermercados Andreazza, Banrisul Consorcio e Pagamentos, Vinícola Casa Valduga, Vinhos Salton, Cooperativa Vinícola Aurora, Multinova, MCN Logistik, Sicredi e Giordani Turismo. O Natal nos Vinhedos tem apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves. A promoção é do CIC-BG e do Grupo RBS.

 

SERVIÇO

O quê: Natal nos Vinhedos

Quando: dias 9, 10, 16, 17, 22 e 23 de dezembro, sempre às 18h30min

Onde: RS 444, KM 21

Quanto: entrada franca

ATRAÇÕES

Dia 9/12 – Orquestra de Teutônia

Dia 10/12 – Grupo Circense Tholl

Dia 16/12 – Coral Vale dos Vinhedos, com Dirceu Pastori, Caroline Gobbato e Paulo Johann

Dia 17/12 – Orquestra de Teutônia

Dia 22/12 – Coral Vale dos Vinhedos & Farina Brothers

Dia 23/12 – Cia Circense Sorriso com Arte, com a peça “Um Encanto de Natal”

Dias 10, 17 e 22: apresentação do DJ Fabiano Oliveira, coordenador da Rede Atlântida